TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Brazil

Por:   •  20/3/2022  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Centro de Gestão e Negócios (CGEN) 

Disciplina: Teoria das Organizações

Professor: Maxwell Ferreira de Oliveira

ALUNO(A): MARIA APARECIDA DA SILVA

MATRÍCULA: 202101674

DATA: 29-01-2022

A burocracia e a era digital.

O sociólogo alemão Max Weber em umas das suas bibliografias definiu o século XX como o século da burocracia, pois cada vez mais as organizações estavam se tornando mais exigente, devido ao vários fatores como a injustiça causada pela revolução industrial, às praticas desumana. O modelo burocrático surgiu na necessidade reação contra a crueldade, e desenvolver um modelo de organização mais estrutural, aplicável para todos os envolvidos, com modelo de hierarquias, normas e politica interna.

Segundo Weber citado por Chiavenato (2004) “A burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia detalha nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas”. Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter racional e divisão do trabalho.

O filme Brazil (REINO UNIDO, 1985) demonstra que a burocracia e a tecnologia podem também tornar a sociedade desnecessariamente complicada e ineficiente. O apesar de criar um futuro diatópico mostra o estado sobre o mercado e sua sociedade, afundado em burocracia prejudicando o serviço publico, e os colaboradores em apenas em um número sem as melhores condições de trabalho com exigência de metas e o estilo de vida apavorante e chato, cheio de burocracias.

Através do filme Brazil é possível analisar como os Estados utilizam muitas burocracias assim como o sociólogo Max Segundo o conceito popular, “a burocracia é entendida como uma organização em que o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e às rotinas, causando ineficiência à organização”.

Algumas burocracias tem como melhorar a estrutura da organização e também melhorar o controle e a fiscalização como fator positivo, mas em outro lado existe uma dificuldade com grau social, nos dias atuais no Brasil, até para nós estudante estudar em uma universidade Federal ou uma universidade publica quem é da cota dos deficientes, a busca de médicos e laudos que comprovam a deficiência, fazer entrevista, muitos desiste no meio do caminho, pois além ser burocrático, os exames, laudos e consulta muitas vezes vai além do orçamento, pois há um desequilíbrio social e classe social alta mais uma vez sai ganhando.

 A digitalização é uma nova cultura de vida, vivemos em um mundo digital, o trabalho digital, as faculdades, cursos tem ganhado cada vez mais o espaço e facilitando a vida da sociedade e também criando novos modelos de negócios. A vida na era digital tem se tornado eficiente, porém é importante buscar o equilíbrio  seu tempo entre a vida profissional e pessoal de forma flexível, conciliando as atividades no dia a dia pois tem se retorno maior ,o contrario do filme Brazil que estavam preso em um mundo de exaustão, burocrático e dominado pela obsessão  de vida, com metas e condições difíceis de trabalho imposto pelo estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com