TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Cão de Briga

Por:   •  9/5/2017  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  3.674 Visualizações

Página 1 de 2

No filme “Cão de briga”, relata a historia de um garoto órfão chamado Danny, que é controlado por uma coleira, sendo assim “adestrado” para obedecer e mostrar aos oponentes a habilidade física e psicológica. O comportamento de Danny era passível de servir o seu “dono”, Bart, fazendo dele um animal “domesticável”, que só vivia preso e alimentava-se como um cão, sendo privado de qualquer tipo de educação. A coleira fazia dele alguém dócil, mas quando era retirada com apenas uma palavra Danny partia para o combate ferindo todos os capangas e só parava quando os oponentes morrer ou Bart mandar parar.

No inicio do filme, em uma das cenas de lutas contra os capangas, pude identificar o principio do ID, no qual Danny lutava pelo prazer, para “proteger” o seu dono Bart, já que esse foi o ensinamento de Bart a ele.

No decorrer do filme Danny tem lembranças de quando era criança e assistia às aulas de piano que sua mãe realizava. Suas lembranças levam ao inconsciente quando o pensamento/sentimento parece não estar relacionado à sua vida real no presente. Segundo Freud, ele passa a ter sentimentos trazendo do inconsciente para a atualidade, relembrando a infância dolorosa.

Após conhecer Sam, um afinador de pianos cego e a sua enteada Victoria, Danny passa a agir diferente, começa a ter desejos e sentimentos, ele descobre então o lado humano de sua vida, que ate então era desconhecido.

Quando ele toma decisões de não matar ou ferir seus oponentes, a idéia vem do pré-consciente, pois houve lembranças do que foi feito dias anteriores e que havia mudado ao reconhecer o seu lado humano, ao se sentir livre sem a sua coleira. Sendo assim é o principio do superego, pois depois de todo o conhecimento adquirido do que é certo e errado, Danny não aceita mais machucar alguém por saber que é errado.

Bart tenta enganar Danny, dizendo que sua mãe era uma prostituta, e que acolheu Danny para protegê-lo dando inicio ao mecanismo do ego por parte de Bart, tudo para evitar dizer a verdade que foi ele quem matou sua mãe.

Através de Bart, pode-se também notar que sua estrutura de personalidade consiste do id, que é regido pelo principio do prazer, entende-se que para ele, ganhar dinheiro é uma forma de obter o prazer, satisfazendo as necessidades para o determinado resultado. Fazendo assim, ordens para Danny realizar a atividade e ele aproveitar do resultado através da vontade que Danny sente em lutar com os oponentes, no qual Bart o ensinou a ter.

Danny agia como um cão de briga, pois foi afetado mentalmente pelo ensinamento de Bart, ele agia pelo seu inconsciente, obedecia ao que era mandado como se fosse automático. Por fim, Danny teve outro comportamento aprendendo o que era certo e errado através de Sam e Victoria que acolheu ele com amor e ensinou a ter sentimentos.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com