TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: O ano em que meus pais saíram de férias

Por:   •  25/10/2021  •  Dissertação  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

A indústria cinematográfica nacional tem mencionado o tema da ditadura militar várias vezes. São muitos os filmes com bom conhecimento histórico que falam claramente sobre a repressão e a violência envolvendo o regime militar. Ao contrário do filme "O ano em que meus pais saíram de férias", ele resolve o tema nas entrelinhas. O que é mais interessante é que este enredo ocorreu em 1970, que coincide com a ditadura militar brasileira e o ano da Copa do Mundo realizada no México.

O filme tem como foco a história de Mauro e a conta através de seus olhos: um menino de 12 anos viu os pais saindo e disse que iam sair de férias e que voltariam antes do início da copa, quando na verdade estavam fugindo da supressão. Mauro foi deixado na porta da casa do avô perto do Bom Retiro, onde sofrerá a primeira derrota por causa da morte do avô. Mauro finalmente foi bem recebido pelos vizinhos.

A história é intercalada com o drama da Copa do Mundo e da ditadura. O Brasil está comemorando, esquecendo seus problemas por causa do futebol, assim como aconteceu hoje. O filme mostra como o regime usou a ascensão do Brasil no futebol para se legitimar entre o povo. A força do Futebol Popular Brasileiro se mostrou em uma situação interessante. Quando o Brasil fez sua estreia, um ativista anti ditadura disse que torceria pela Tchecoslováquia e apoiaria o socialismo, mas quando o Brasil marcou o primeiro gol, ele começou a tremer como qualquer fã.

Mauro estava em êxtase segurando o troféu, igual a um torcedor de futebol, mas com o passar do tempo foi perdendo as esperanças e com o passar do tempo ficou tonto, porque seus pais não voltaram, ele começou a perceber que Algo está errado com suas "férias".

Ao longo do filme, o menino sente a influência desse sistema, o que levanta muitas questões, mas nenhuma é respondida. Em silêncio, ninguém lhe respondeu, ele começou a "pescar" os fatos do cotidiano e tentou costurar a colcha com os fatos nas mãos. Este filme mostra muito claramente como o silêncio do Brasil reinava naquela época, então nada é muito claro. Não há resposta para Mauro ou para as pessoas que o assistem. Este é um filme metafórico, de assistir. As pessoas trazem sentimentos dolorosos.

Mesmo que um fato obscuro e pesado de nossa história política seja contado, Mauro ainda tem uma visão ingênua que traz melancolia e beleza infantil ao enredo. Ao contrário de nossos frequentes mal-entendidos de fatos históricos, este filme tenta lidar com pessoas comuns em comunidades comuns a partir de uma perspectiva humanizada de eventos políticos e olhar tudo isso da perspectiva de um menino, mostrando que tudo isso realmente afetou a vida e Direta ou indiretamente na vida diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com