TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Quem se Importa

Por:   •  8/12/2017  •  Resenha  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  3.446 Visualizações

Página 1 de 4

MBA FGV GESTÃO COMERCIAL – CASCAVEL/PR – TURMA 05

ALUNO:

RESENHA DO FILME QUEM SE IMPORTA

      As pessoas estão tentando sobreviver a um mundo bombardeado de informações e distrações, enquanto vive-se um caos global de pobreza, miséria, desperdício, lixo, poluição, aquecimento global, consumo exagerado, etc. O planeta está se encaminhando para a autodestruição.

      No entanto, os chamados empreendedores sociais, estão trabalhando para gerar uma mudança positiva para o mundo. Gerando consciência, gerando empatia, gerando preocupação entre as pessoas para que se possa ser restaurado um mundo melhor a se viver. Todos podem ajudar o mundo a mudar o rumo do nosso planeta. O intuito dos empreendedores sociais é multiplicar cidadãos preocupados e engajados para gerar essa mudança em cada indivíduo e sociedade, ajudando a se tornarem melhores e mais desenvolvidos.

      O documentário “Quem se Importa”, exibe iniciativas de sucesso de alguns empreendedores sociais em diversos países. Esses empreendedores sociais estavam descontentes com a falta de preocupação do governo com programas assistenciais, e portanto, desenvolveram uma espécie de projeto social independente e conseguiram criar novos negócios com muita ousadia, criatividade e dedicação, propiciando geração de renda e inclusão social de comunidades pobres locais.

      No filme, alguns exemplos trazem grandes idéias como a fundação de um banco que difundiu o microcrédito em todo o mundo; a criação de uma instituição que financia projetos de empreendedores sociais; entre outras iniciativas importantes e inovadoras ‘lutando’ de forma inconformada contra a pobreza dos desassistidos sociais, que não possuem condições físicas, sociais e econômicas. O empreendedorismo social retira grupos sociais de baixa renda da situação de risco social e promove melhores condições de vida através do trabalho em colaboração, e assim, os beneficiados resgatam a sua liberdade, dignidade e cidadania.

      Cada pequeno problema na comunidade é resultado de todos os fatores que envolvem aquela comunidade, desde culturais, sociais, econômicos e históricos. Para desenvolver e criar o espírito transformador nessa comunidade é necessário mexer em todos esses aspectos. É o que o empreendedorismo social faz. Por exemplo, se você der lições de auto sustento, saúde, educação, moradia e cidadania em uma comunidade carente, você ajuda a mudar o patamar de toda uma família. E como falado anteriormente, o intuito do empreendedorismo social é promover o desenvolvimento local, através de alternativas organizacionais inovadoras, que vão além da simples comercialização de produtos e serviços. Os empreendedores sociais inovam e definitivamente tem um olhar fresco, livres de dogmas, partem do princípio que todos têm capacidade, e conseguem liberar o potencial humano entre indivíduos que antes eram vistos como deficientes, incapazes ou irrecuperáveis.

      No Brasil, mais um exemplo disso é o empreendedor social Wellington Nogueira, que já foi ator, palhaço gestor de Ong e produtor. Ele é o criador da organização “Palhaços no Hospital” e mostrou que todos podem mudar o mundo de uma forma simples: disponibilizar um pouco do seu tempo para espalhar alegria em hospitais. Isso mostra que uma simples contribuição pode salvar vidas.

      O desejo do empreendedor social é compartilhar e ampliar as suas ideias e soluções para beneficiar o maior número de pessoas, e não monopolizar ideias e produtos, a exemplo dos empreendedores privados, cujo foco é o lucro. Ao contrário dessa empresa privada que quer lucro, de que forma pode ser medido o desempenho de uma empresa social que muda a vida de toda uma comunidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com