TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Tempos modernos

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.059 Palavras (25 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 25

ERICA - INTRODUÇÃO

Tempos modernos é um filme lançado nos Estados Unidos em 1936 do cineasta Charles Chaplin, que faz uma crítica ao sistema capitalista. Conhecido no Brasil como Carlitos " o vagabundo ",  viveu o personagem de um operário que tenta sobreviver em um mundo industrializado. Abordando acontecimentos na idade média como a revolução industrial que é uma revolução constante de inovações de máquinas e tecnologias, que acabou gerando o aumento de desemprego devido à substituição do homem pela máquina. Eram exigidos demais dos operários, forçando ao trabalho extremo e fazendo com que exerçam suas funções em condições precárias, causando doenças sistemáticas por movimentos repetitivos. Os industriais visavam somente o lucro e a produtividade sem se preocupar com o bem estar dos operários. E apesar de toda dificuldade econômica encontrada naquela época, em meio às máquinas e o capitalismo, lutavam para sobreviver e ser feliz.

Junto ao trabalho foi feito a analogia do filme com os aspectos da ort, um método criado por Frederik Taylor, onde os operários executam a mesma tarefa sem ter disperdicios, assim resultando em uma produção eficaz.

As críticas a  abordagem clássica ou teoria da administração desenvolvida por Henry Fayol, que dá ênfase a estrutura e não a tarefas, são destaque do filme as críticas sobre os métodos utilizados pela Teoria Clássica, como a mecanização do trabalho e a desvalorização dos operários. Surgindo assim os primeiros estudos da escola de relações humanas nas organizações.

Faz uma comparação a evolução da tecnologia dos anos 90 aos dias atuais, mostrando que no decorrer dos anos com o avanço da tecnologia muitos trabalhadores ficaram sem emprego, pois foram substituído pelas máquinas, por outro lado as indústrias se beneficiaram pois fizeram um investimento a longo prazo e diminuíram mão de obra.

Com o desenvolvimento das áreas urbanas após o êxodo rural, muitos que viviam no campo foram buscar emprego nas indústrias para tentar sobreviver em um mundo capitalista, onde a desigualdade social e econômica prevalece.

Charles Chaplin fez o filme para tentar mostrar a nação americana os males que a revolução industrial estava fazendo para o país, para Chaplin não importava se a economia estava crescendo se o tratamento humano e seus valores estavam regredindo.

THAIS – RESUMO DO FILME

 O Filme conta a história de um funcionário de uma fábrica, cujo o trabalho é em uma linha de produção de equipamentos para carros. Durante o seu trabalho diversas coisas engraçadas acontecem uma delas é a tentativa frustrada de seu patrão em comprar uma máquina para que seus empregados se alimentem sem parar o serviço. Charles Chaplin, ator que protagoniza a trama, se envolve tanto com o trabalho repetitivo de apertar parafusos, que não consegue fazer nada, além disso, ao ponto de entrar nas máquinas e ver parafusos em todo lugar que olha. Perseguindo pessoas, “consertando” objetos, e indo preso ao “atacar” uma senhora que passava na rua.

 Na cadeia ele divide sela com um homem mal encarado, e, mais uma vez se envolve em mais absurdas situações, uma delas acontece no refeitório, um traficante de drogas leva o “pó proibido” pra dentro da cadeia e Chaplin o usa pra “temperar” sua comida. Nessa altura, Charles já alterado pelo efeito da droga, cria tal coragem que, ao haver uma tentativa de fuga por parte de bandidos na cadeia, ele que ajuda os policiais.

 Paralelo a esses acontecimentos, uma jovem batalha pra não deixar sua família passar fome, chegando ao ponto de roubar comida pra levar pra casa. Seu pai, um senhor não tão de idade, se encontra desempregado nesse momento e a solução é um protesto junto à outros na mesma situação. Porém um grave acontecimento ocorre e deixa a jovem e suas irmãs órfãs.

 De volta à cadeia, Chaplin recebe a visita do pastor e sua esposa, o que é algo muito bom, pois ele é solto e até exista em sair da cadeia porque segundo ele, é mais feliz la dentro. O Xerife o oferece uma carta de recomendação para que ele arrume um bom emprego, o que assim o faz. Mas, fracassa ao acabar com todo o trabalho que os outros haviam feito, no primeiro instante em que começa a ajudar.

 O caminho de Chaplin e da pobre moça se cruzam, no momento em que ele assume ter roubado um pão que ela havia pegado do padeiro, porém testemunhas afirmam o contrário, o fato de ter feito isso, não foi por heroísmo e sim porque queria ir preso novamente, cometendo assim um delito atrás do outro, comendo e saindo sem pagar, oferecendo charuto para crianças, desobedecendo autoridades. Bom, funcionou, ele foi preso, mas a mocinha também, no caminho da cadeia eles conseguem fugir.

 Chaplin começa a se encantar pela mocinha e a fazer planos para eles enquanto estão em frente a uma casa, ele decide então arrumar um lugar para eles e pra isso encontra um novo emprego numa loja de departamentos, seria o vigia noturno. Lá mais uma vez ele nos surpreende com sua generosidade e a incrível habilidade sobre os patins. Como ele só trabalha a noite, então aproveita pra aprontar todas, da comida e uma cama pra mocinha deitar, afinal, o dia fora longo para ambos.

 Durante o seu turno, 3 homens invadem a loja para comer algo e no meio desses três, um antigo conhecido de Chaplin que trabalhara com ele na fábrica apertando parafusos. Não tendo muito sucesso no seu primeiro dia, ele é preso durante 10 dias e ao sair vai morar numa casinha simples que a Jovem moça havia conseguido. A casa estava só às ruínas e mais uma vez, Charles vai à procura de um emprego para melhorar a sua situação. Em tempos que a crise estava mais amena, ele entra em uma fábrica e tenta sucesso la dentro. Após as atrapalhadas, e tendo em vista que conseguira se manter la dentro, o destino lhe prega uma peça e todos entram em greve, o deixando novamente à Deus dará. Chaplin é preso novamente, ficando dessa vez 2 semanas na cadeia. A mocinha por outro lado, consegue emprego em um restaurante como dançarina e assim que seu amigo é solto, tenta um serviço pra ele no mesmo local. Charles começa como garçom e fracassa drasticamente, deixando o dono do local com a opção de deixá-lo cantar o que assim o faz, e não somente canta como dança também. Seria esse um desfecho maravilhoso para o filme, porém a mocinha estava sendo procurada pelo juizado de menores e Chaplin como seu fiel amigo não a deixaria ser levada pelas autoridades.

 Finalmente, depois dessa montanha russa de ir preso, se empregar e ser demitido de inúmeros empregos, ambos parte juntos rumo a uma vida nova e longe de tudo aqui que tanto lhes davam dores de cabeça.

RAFAELA - ANALOGIA DO FILME COM OS ASPECTOS DA ORT

Organização Racional do Trabalho (ORT)

  A Organização Racional do Trabalho, foi desenvolvida por Frederick Taylor, trata-se de um conceito que sucedeu a partir da observação do especialista, que analisou como os operários compreendiam como realizar suas tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com