TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme de Sócrates - Ética

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

RESENHA DO FILME DE SÓCRATES

Gabriel Moraes Hillig

        No filme de Sócrates começamos a perceber que o mesmo era considerado insano pelo jeito que começou a agir diante dos acontecimentos. Sócrates mantinha a calma e questionava toda a ação procurando entender o todo e assim agir da melhor forma possível.

        Por mais que muitos considerassem Sócrates um “Professor” o mesmo não se enxergava dessa forma. Ele somente realizava perguntas que levavam as pessoas as melhores respostas, ou seja, direcionava seus seguidores para o melhor caminho.

        Em sua vida pessoal, Sócrates não se preocupava muito, o que deixava sua família preocupada. Tinha abandonado o apego aos poderes econômicos para se tornar uma pessoa de valia para a sociedade, em busca do conhecimento e a fuga da ignorância.

        Na sociedade em que Sócrates vivia a crença era que tudo o que ocorria era realizado por um Deus e aquele que negasse, questionasse ou pregasse que os acontecimentos ocorriam de outra forma deveria ser punido. Porém Sócrates na busca pelo conhecimento questiona se há realmente um Deus por de traz de todas as ações, ou se o ser humano tem controle sobre algumas coisas que ocorriam. Neste momento Sócrates passa por cima de uma relação social imposta e se torna alvo dos que detinham o poder.

        Sócrates ainda defende o poder do exercício da cidadania, para ele a existência da política era complexa e nela deveria prevalecer a justiça. Apesar de deixar claro que ele (Sócrates) acreditava em um Deus, ele questionava se tudo o que ocorria com ele era obra daquele Deus, ou se ele tinha controle sobre o rumo de sua própria existência.

        Como todo o ser humano tem certa resistência à mudanças, por causa do medo e das incertezas que estas mudanças podem trazer para as nossas vidas, Sócrates é levado para julgamento popular. Apesar de seu discurso ser melhor de que o de seus acusadores, perante todas as dúvidas que nosso ator principal levantava para a sociedade o júri decide o declarar culpado.

        No filme é possível perceber que é difícil modificar uma cultura existente, pois temos medo de alterar nossa forma de viver, mesmo que queiramos resultados diferentes. Sócrates é morto, pois era visto como alguém que incentivava mudanças e toda mudança cria resistência.

        A mudança deve ser pensada e colocada em prática de forma devagar, para que a sociedade perceba seus benefícios e a apoiem, pois, toda mudança imposta é mal recebida e tende a fracassar.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com