TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social e ambiental

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: Responsabilidade Social e Ambiental

Questões de Revisão para a prova – I Bimestre\2014

  1.  Quando falamos em gestão contemporânea surgem novos conceitos um deles é o de Responsabilidade Social. Defina Responsabilidade Social Corporativa.

R: A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

  1. Assinale com V(verdadeiro) ou F (falso) para falso: Esta correto afirmar sobre responsabilidade social:

(V) Pressupõe que a organização não seja somente um agente econômico, gerador de riquezas e lucros, mas também um agente social, com influência e participação sobre a sociedade onde esta inserida.

(V) A responsabilidade social empresarial surge como um movimento forte para exigir mais ética e transparência na gestão das empresas;

(V) Que a empresa deve estar preocupada com a sociedade estimulando a filantropia e com isto atraindo a mídia e os demais parceiros;

(F) Que ética e responsabilidade social são caminhos diferentes.

  1. Na chamada administração contemporânea e segundo pesquisa do CFC (Conselho Federal de Administração) \ CRA (Conselho Regional de Administração, 2011 está correto afirmar que dentre as características esperadas nos administradores estão:

(V)Conhecimentos específicos para as áreas estratégicas;

(V) Conhecimentos específicos para área operacional;

(V) Competências para identificação de problemas, formulação e implantação de soluções.

(V)Comprometimento e comportamento ético, além do profissionalismo;

(V) Preparo para a liderança, através da visão do todo e habilidades quanto ao relacionamento interpessoal.

  1. Qual a justificativa para novas áreas de atuação como: Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável e responsabilidade social nas empresas.

     R: Há muito tempo a competitividade entre as empresas em relação à preservação do meio natural vem aumentando, não deixando espaço para outras que não estão acompanhando essa evolução, antes fatores considerados não muito importantes resurgem, e uns desses fatores seriam: Gestão Ambiental, Responsabilidade Social ou Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Gestão ambiental é um fator muito importante para a humanidade e influencia diretamente para a preservação do meio ambiente, principalmente para empresas e indústrias.

  1. Qual a importância da adoção de uma postura Ética e de Responsabilidade Social nos negócios?

R: Ao longo dos anos têm crescido conscientização das empresas de que para se manter num mercado cada vez mais competitivo torna-se necessário uma conduta socialmente responsável, além de uma preocupação constante em atender as necessidades e expectativas dos diversos públicos com os quais estão envolvidas direta ou indiretamente. Observa-se, contudo, que as organizações podem e devem assumir um papel mais amplo dentro da sociedade. Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo pró-ativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.

  1. Para um desenvolvimento social eficaz sabe-se que é importante a articulação do primeiro, segundo e Terceiro Setor.  Quais são as empresas que correspondem ao primeiro setor, segundo setor e terceiro setor. E qual a principal função das empresas do Terceiro setor.

R: O primeiro setor confere o poder ao governo; O segundo Setor corresponde à livre iniciativa, que opera o mercado, define a agenda econômica. São cerca de 250 mil organizações que se movem no Terceiro Setor no Brasil, de articulação entre organizações do Terceiro Setor, órgãos governamentais e empresas.

  1. Sabe-se que para uma gestão efetiva de Responsabilidade Social 6 (seis) vetores são considerados primordiais e devem ser trabalhados. Cite os 6 (seis) vetores e dê exemplos de ações responsáveis que podem ser desenvolvidas em cada um.

R: Sinergia com parceiros, retorno aos acionistas, comunicações transparentes, apoio no desenvolvimento na comunidade a qual atua, preservação do meio ambiente, investimento no bem estar dos funcionarios e dependentes em um ambiente agradavel, desta forma, para que uma empresa se torne socialmente responsável é necessário a institucionalização de posturas, instrumentos de gestão e muita atenção a processos que envolvam público interno, meio ambiente, fornecedores, comunidade, consumidores, governo e sociedade.

  1. Uma empresa que atua com responsabilidade social pode tornar-se mais competitiva perante seus concorrentes. Cite 03 formas de retorno Institucional que uma empresa poderá ter.

R: Atualmente, muitas organizações perceberam que o setor de responsabilidade social dá à empresa visibilidade e credibilidade, melhorando sua imagem e proporcionando um retorno financeiro, visto que suas ações estão voltadas para a sociedade.

  1. Pode-se dizer que os estágios da Responsabilidade Social servem para atribuir em que nível de atuação de Responsabilidade Social a empresa está perante seu público interno (colaboradores) e externo (comunidade). Esta correto afirmar:

(V) Empresa com baixo grau de responsabilidade social interna e externa, está no estágio iniciante;

(F) Empresa com alto grau de responsabilidade social externa e baixa interna  está com cidadania empresarial plena.

(F) Empresa com auto grau de responsabilidade externa e interna (erro de estratégia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com