TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social e ambiental

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho tem como objetivo descrever sobre o senário das organizações, como elas se estruturam para melhoria das condições de trabalho. Como um local insalubre, que o funcionário deverá estar exposto, habitualmente nos locais insalubres ou em contato permanente com substancias que podem vir a causar adoecimentos quando exposto aos contatos por um tempo.  

Veremos também outo exemplo de causador de malefícios no ambiente de trabalho que é a periculosidade, que e uma atividade perigosa, dando direito ao recebimento do adicional de periculosidade por sua natureza ou método de trabalho. A fim de estabelecer Responsabilidade social as organizações pode acrescenta o potencial de seus colaboradores em ações e projetos sociais dessa forma o trabalhador terá uma boa satisfação.

Também vamos ver Como competitividade do mercado atual exigiu das organizações uma mudança significativa na gestão de pessoas a busca de novas políticas de recursos humanos adotando programas participativos, medidas para aumentar o fluxo de informações, tentativa de valorização do indivíduo.

Neste trabalho mostra também sobre a responsabilidade social interna, que as organizações têm como foco trabalhar o público interno da organização, desenvolver um modelo de gestão participativa e de reconhecimento de seus empregados.


  1. DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia as empresas de um modo geral utilizam como ferramenta para diminuir o impacto com a sociedade as práticas sociais e ambientais que intensificam o desenvolvimento sustentável para as ações presentes sem comprometer as gerações futuras garantindo uma sociedade mais próspera para seus dessedentes, um planeta mais limpo com uma qualidade de vida melhor tendo um crescimento econômico que favoreça o progresso social e respeite o meio ambiente e social.

As organizações socialmente responsáveis tão preparadas para os riscos que podem ameaçar a sua reputação e desempenho como os riscos sociais, acidentes industriais e ecológicos, mudanças de regulamentação, riscos jurídicos, greves e entres outros. Uma empresa com responsabilidade Social traz uma nova visão sobre a atividade da empresa os produtos evoluem com mais qualidade, tornando os clientes fieis de uma forma mais duradoura e com mais respeito esta estratégia permite alimentar o posicionamento da empresa graças a novos critérios de diferenciação o que aumenta o valor da marca da empresa.

Mas ainda hoje deparamos com empresas que não dão muita importância para esses fatores um exemplo e os malefícios da insalubridade em uma empresa. Como a existência de agentes agressivos possíveis de levar ao trabalhador a adquirir doenças profissionais, que podem ser referentes aos agentes físicos, quais sejam: ruído, calor, radiações, frio, vibrações e entre outras.

 Não podemos deixar de expressar a ocorrência de doença profissional, entre outros depende da natureza, da intensidade e do tempo de exposição ao agente agressor. Um só contado periodicamente do trabalhador com o agente causador não caracteriza a existência da insalubridade no local de trabalho.

Podemos dizer que em um local insalubre o funcionário deverá estar exposto, habitualmente nos locais insalubres ou em contato permanente com substancias que podem vir a causar adoecimentos quando exposto a contatos por um tempo determinado.

Outro exemplo de causador de malefícios no ambiente de trabalho é a periculosidade, que e uma atividade perigosa, dando direito ao recebimento do adicional de periculosidade por sua natureza ou método de trabalho implicar ao trabalhador o contato permanente com inflamáveis, explosivos, substancia radioativas, radiação ou energia elétrica ente outras. E de direito dos funcionários o recebimento dos adicionais correspondentes à insalubridade e a periculosidade todo trabalhador que exerça função que esteja incompatível com o grau estipulado pelo Ministério do Trabalho.

A fim de estabelecer Responsabilidade Social na empresa, a organização pode acrescenta o potencial de seus colaboradores em ações e projetos sociais dessa forma o trabalhador terá uma boa satisfação em seu trabalho, pois ele percebe que contribui muito mais. Por que várias habilidades que ele possui são aplicadas no desenvolvimento de outras pessoas para sua melhoria. Não há uma regra que diz que a organização tenha que desenvolver projetos só na comunidade em que ela está localizada, pois ela deve ser ética e transparente com essa sociedade ela seria muito bem sucedida se atendesse uma comunidade distante o importante é contribuir e envolver seus colaboradores como agentes de mudança na sociedade sabendo que mudança de cultura ou da realidade sócio-econômica é um processo lento e demorado.

Para iniciar qualquer ação de Responsabilidade Social em uma organização deve estar ciente de que não pode desistir de seu objetivo ela pode formar parcerias com outras organizações de outros ramos, podem entrar em contato com seus fornecedores, com instituições de ensino e demais prestadores de serviços.

Hoje em dia a competitividade do mercado atual exigiu das organizações uma mudança significativa na gestão de pessoas à busca de novas políticas de recursos humanos adotando programas participativos, medidas para aumentar o fluxo de informações, tentativa de valorização do indivíduo e de sua formação para sua melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com