TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo critico caso tylenol

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

O erro inicial do presidente da empresa é pensar que não haveria impacto em seus negócios caso acontecesse algo negativo com um dos seus produtos chave, muito pelo contrário, acredito que por ser um produto classe A, essencial para o desenvolvimento e estratégico dentro da corporação, a atenção deveria estar voltada para este produto. Seus processos de produção deveriam estar em constante inovação, visto que a produção apoia e impulsionam a estratégia empresarial, mantendo a qualidade, principalmente neste segmento em que a confiabilidade no produto é essencial para o consumidor.

Os incidentes envolvendo o produto Tylenol não impactaram apenas o âmbito comercial, pois toda cadeia de suprimentos que havia sido criada ou estava em desenvolvimento para atender a demanda projetada para os anos seguintes poderiam estar comprometidas. Sendo necessário replanejar as capacidades, os recursos e insumos adequando-se a nova demanda. Desta forma, toda a estratégia operacional elaborada para atender as necessidades deve ter sido afetada negativamente com o desencadear destes episódios. No momento que a tendência de aumento na receita total e consequentemente o lucro estavam progredindo após romper o break even point, a crise acontece, ou seja, o capital esperado também não entra, logo não há reflexos nos investimentos futuros que haviam sido planejados.

Do ponto de vista comercial (marketing), seria importante a Johnsons & Johnsons encontrar os responsáveis pela contaminação dos lotes de medicamentos, pois há necessidade, por parte do consumidor, de saber que além das ações paliativas (remoção dos produtos contaminados à venda), também haveria uma ação corretiva relacionado à melhora no processo produtivo e no controle de qualidade e finalmente uma ação preventiva para evitar que episódios como este não voltem acontecer no futuro. Garantindo, ou reduzindo muito as probabilidades de que eventos como este não venham acontecer com outros produtos ou outros segmentos relacionados à corporação.

De ponto positivo, é importante observar como foi rápida a ação da Johnson & Johnson para retirar os medicamentos contaminados das prateleiras de seus revendedores, em menos de 10 dias após o primeiro incidente todos medicamentos Tylenol, independente do lote de fabricação, haviam sido removidos do mercado farmacêutico, a logística para remover 11 milhões de frascos deve ter ocorrido de forma eficiente e organizada, garantindo a confiabilidade de que não haveria mais incidentes envolvendo os lotes contaminados. Ficando, claro a importância da rápida tomada de ação e a flexibilidade da Johnsons & Johnsons em realizar o processo de logística reversa a fim de evitar novos incidentes. Essa atitude foi tão positiva que apesar do prejuízo de curto e médio prazo, a imagem da empresa manteve-se limpa.

As ações da StarKist foram totalmente opostas, colocando em risco o desenvolvimento da empresa que caiu em descrédito com seu consumidor aumentando ainda mais a dificuldade de se gerenciar o planejamento das demandas futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com