TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRESENCIAL

Por:   •  9/5/2020  •  Bibliografia  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

[pic 2]

ATIVIDADE PRESENCIAL

Curso:

PEDAGOGIA

Polo:

Itamaraju

Disciplina:

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Professora:

Romari Alejandra Martinez Montano

Aluno (a):

Wallace Carmo Santos

Matrícula

202012145

Data

02/05/2020

Este resumo refere-se ao artigo intitulado: ‘’COMPETÊNCIAS DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS’’ das autoras Viviane Briccia (UESC) e Anna Maria Pessoa Carvalho (USP). Esse artigo foi apresentado no IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, categoria comunicação em 2013. Tal resumo foi estruturado por tópicos, conforme o artigo, realizado a partir da leitura e interpretação do mesmo.

Objetivo (pag. 496)

O objetivo principal do artigo, foi o de analisar na prática e na formação continuada a reflexão de professoras generalistas do Ensino Fundamental I (Educação Primária), avaliando assim quais as competências estavam presentes para que as mesmas passassem a trabalhar com uma proposta investigativa de Ciências.

Marco teórico (Pag. 496 e 497)

O marco teórico divide-se em três pilares: autores que trabalham com o tema competências da profissão docente (Perrenoud, 2000; Cano, 2005; Kosteret. al., 2005; Garcíaet. al., 2008); autores que estudam a formação de professor, principalmente generalista, do nível fundamental ou primário (Glaser-Zikuda; Fub, 2008; Olivaet. al., 2009; Pozo; Oliva, 2009). Por fim, autores que trabalham com Ensino de Ciencias (Hodson; Hodson, 1998; Carvalho et al., 1998; Gil Pérez et al., 2005; Fraser, 2007). O autor Morin (2005) foi utilizado como referencial para fazer uma ligação entre as temáticas citadas anteriormente.

Metodologia (Pag. 497 e 498)

A pesquisa do referido artigo foi desenvolvida com professores de um curso de formação continuada da Faculdade de Educação da Univerdade de São Paulo e uma escola publica da periferia, ambas na mesma cidade.

Durante um ano, foi acompanhado todo o processo de formação docente, que resultou em oito reuniões realizadas na EMEF e na Universidade. Para documentar esse processo, foram utilizados três instrumentos: (1) a filmagem das interações e reflexões docentes ocorridas no curso de formação; (2) filmagem da prática pedagógica de uma das professoras; e, (3) gravação do áudio de uma entrevista, realizada com a mesma docente.

Os dados foram transcritos e houve uma analise textual para encontrar elementos das competências do referencial teórico.

Resultados (Pag. 498 e 499)

O Organizar/Planejar situações de Ensino (pag. 498)

Foi detectado que ao organizar e planejar situações de ensino, o educador/professor demonstrou dúvidas sobre o conteúdo e sobre as metodologias.

Dirigir Situações de Aprendizagem e Criar um Ambiente de Aprendizagem que envolvesse um aluno em seu trabalho (pag. 498)

Ao observar a professora em sala de aula, viu-se que ela foi dinâmica, trazendo os alunos para dentro das discussões, propondo problemas para que os alunos fossem mais participativos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com