TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS ECONÔMICOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMAS ECONÔMICOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Michel Pereira Flor

10/10/2016

RESUMO

O presente trabalho traz como tema os Sistemas econômicos e o desenvolvimento Social. Para realização desta pesquisa foi definida como metodologia a Prática de Pesquisa Documental. Onde abordaremos os sistemas capitalistas e socialistas e suas características, mostrando de forma clara e concisa os impactos no âmbito social.

Palavras-chave: Economia, Capitalismo, Socialismo.

1 INTRODUÇÃO

Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pelo qual está organizada uma sociedade, engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação de mercadorias, o consumo os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho. Atualmente, se conhece a existência de dois sistemas econômicos distintos, o capitalismo, e o socialismo. O objetivo do paper é definir o que é um Sistema Econômico e correlacionar as diferenças entre o Capitalismo e Socialismo.

No sistema capitalista a economia de mercado é regida pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada. O sistema capitalista predomina na maioria dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Sua economia se baseia na separação entre trabalhadores que dispõem apenas de sua força de trabalho e a vendem em troca de uma remuneração, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir bens, sempre visando o lucro.

O sistema socialista confronta o sistema capitalista e propõe uma configuração social e econômica na qual os meios de produção são dirigidos pelo estado, não existindo a privatização. Atualmente, a controvérsias sobre quais países estão realmente sob o regime socialista, porém pode-se considerar a China como parcial ou totalmente adepta ao socialismo, e países como Cuba, Coréia do Norte e Vietnã como totalmente socialistas.

No século XV, a Inglaterra foi o marco da Revolução Industrial, Berço do Capitalismo, sendo o sistema econômico que predomina na maior parte dos países pelo fato de estar ligado a globalização. Já o Socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo sua origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. O Socialismo tem como precursores os pensadores Karl Marx (1818–1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

Os pressupostos da publicação do Manifesto Comunista escrito em 1848, segundo Marx e Engels, quando o comunismo fosse implantado a sociedade viveria no coletivismo, sem divisão de classes sociais e nem a presença de um Estado coercitivo, ou seja, uma teoria onde eliminaria as classes sociais e com isso as pessoas trabalhariam de forma mútua para o bem comum de todos.

2 SISTEMAS ECONÔMICOS

Um sistema econômico é um conjunto de características particulares de cada economia que pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual está organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.

Conforme Luiz Carlos Bresser (2005, p.16), todo sistema econômico tem como princípio de coordenação o mercado. Através do mercado e com o uso do dinheiro, os produtores competem entre si, e dessa forma o mercado aloca recursos e determina a distribuição da renda.

Podemos citar alguns itens como sendo elementos de um sistema econômico:

Estoque de recursos ou fatores de produção: aqui incluem-se os recursos humanos de trabalho e capacidade empresarial, capital, terra, tecnologia e matéria-prima. Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas. Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade. (JOSÉ CARLOS CORRÊA, 2016)

É usado atualmente como um sistema de organização da produção, distribuição e consumo de bens e serviços que as pessoas utilizam para satisfazer suas necessidades.

A palavra capital vem do latim capitale, derivado de capitalis (com o sentido de “principal, primeiro, chefe”). O termo capitalista refere-se ao proprietário de capital, e não ao sistema econômico, e o seu uso é anterior ao do termo capitalismo, datando desde meados do século XVII.

2.1 CLASSIFICAÇÕES DOS SISTEMAS ECONÔMICOS

2.1.1 Sistema Capitalista

O Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é o sistema econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana.

Conforme Kopelke (2011, p, 24) o Capitalismo é o principal sistema econômico adotado pelas nações desenvolvidas e pelos países em desenvolvimento. Ele é caracterizado entre outras coisas, pela propriedade privada dos meios de produção (máquinas e equipamentos), pelo trabalho assalariado, por uma relativa liberdade dos agentes econômicos, pela existência da livre iniciativa empresarial e etc. A partir de meados do século XVIII até o início do século XX, o capitalismo foi caracterizado pelo liberalismo econômico, ou seja, uma situação na qual a interferência do governo nos assuntos econômicos é mínima, característica do capitalismo concorrencial.

Sendo na atualidade o principal sistema econômico adotado, predominando nos países industrializados ou em fase de industrialização. Sua economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário e os capitalistas os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias visando à obtenção de lucros, chama-se isto de capitalismo monopolista.

2.1.2 Características do Sistema Capitalista

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com