TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Administrador e ser Empreendedor

Por:   •  7/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

CAMPUS I

Empreendedorismo

1º SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO-DIURNO

Campinas

2011                                        

Etapa I e II

                                     

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Empreendedorismo.

Prof.:

Campinas 2011

Diurno-1º Semestre

Ser Administrador e ser Empreendedor

Diante do resultado da auto avaliação,, constatamos que o grupo possui características de um empreendedor podendo melhorar em alguns pontos. São eles: excesso de confiança, falta de planejamento, agir pelo impulso sem pensar nos riscos, saber claramente quais são as forças e fraquezas individuais, paciência e saber ouvir, que para o empreendedor essas características são de grande contribuição para o resultado do trabalho.

Apesar de clara a diferença entre Administrador e Empreendedor no que foi lido no (PLT), quando não se tem acesso as características definidas de cada um, dificilmente iremos identificá-los no dia-dia.

Todo Empreendedor dever ser um bom Administrador para alcançar e obter o sucesso. Ele tem algo mais que faz o diferencial, ou seja, possuiu características além dos atributos do Administrador.

O Empreendedor possuiu habilidade de dar vida aos projetos, tirando-os do papel e colocando-os em prática até o final do processo visando sucesso e ao mesmo tempo, em que calcula os riscos, ele aprende com os mesmos. Além de criativo, ele é visionário, curioso, questionador, atento ao que ocorre a sua volta, comprometido e ama o que faz.

Já o Administrador concentra-se no ato de planejar, organizar, dirigir e controlar. Nem sempre está disposto a participar diretamente do processo. Tem a função de elaborar a estrutura organizacional, além de definir o trabalho a ser executado bem como as responsabilidades pela realização e distribuição dos recursos disponíveis previamente definidos.

DIFERENÇAS ENTRE O ADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR.

EMPREENDEDOR

ADMINISTRADOR

CONSTRÓI - PROPÕE

GERENCIA

INOVA

ADMINISTRA

CRIA

MANTÉM

FOCA NOS RESULTADOS

FOCA NO SISTEMA, NA FORMA

CONSTRÓI A EQUIPE

CONTROLA A EQUIPE

IDENTIFICA AS OPORTUNIDADES

IDENTIFICA PROBLEMAS

FAZ AS COISAS CERTAS

FAZ CORRETAMENTE AS COISAS

Depois de termos analisado as áreas mais promissoras, optamos em atender o mercado para a melhor idade, tendo em vista que, futuramente a maior parte da população serão de idosos.

  Com base neste público alvo e em nosso projeto, calculamos que o retorno será alto e em médio prazo. Portanto, em conjunto decidimos abrir um SPA - Saúde, Praticidade e Autoestima na melhor idade, onde teremos diferenciais como: serviços de transporte, terapia em grupos, geriatria, psicologia, preservação do meio ambiente,  além de atividades complementares de laser (dança, passeios, palestras e etc.).

   O SPA será localizado no litoral fluminense entre o eixo Rio de Janeiro e  São Paulo, em Parati,RJ, cenário de encontros culturais e patrimônio histórico, onde se concentra o maior percentual de idosos no país.

O grupo está focado em transformar este sonho em realidade, cada um com sua habilidade buscando parcerias que acreditem em nossa idéia, tendo em mente que é um projeto de riscos previamente calculados na concretização do mesmo.

Comparando as respostas do grupo com o quadro “critérios para avaliar oportunidades (adaptado de Simmons,1994)” conseguimos perceber que diante dos critérios definidos, análise econômica, vantagens competitivas e equipe gerencial temos um equilíbrio de riscos onde a maioria dos aspectos são encaixados no nível de alto potencial e outros bens relevantes no quadro de baixo potencial por ser um empreendimento de alto investimento.

“Na era do bem estar, corpo, mente e espírito, as pessoas de hoje estão buscando e visando o seu bem estar e se cuidando melhor”

ESTUDO DE CASO

  1. Atribuímos o sucesso, a visão empreendedora, ao prazer e a satisfação pessoal. Teve percepção daquilo que acontecia a sua volta identificando boas oportunidades de negocio, não teve medo do  novo e observou que no Brasil seria uma inovação.Obteve sucesso pela escolha do local adequado,visando que havia varias casas residenciais e pontos comerciais,com isso teria clientes o dia todo.
  1. O plano de negócios poderia gerir uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial,buscando,captando recursos financeiros, identificando oportunidades, entendendo e estabelecendo metas, gerenciando de forma mais eficaz e quando necessário tomar ações corretivas e acertadas. Talvez se ele tivesse um plano de negócios empreendedor, não teria enfrentado dificuldades básicas, como organização, marketing, conhecimento em informática.
  1. Já atualmente tem e usa o plano de negócios, pois  a empresa cresceu, se expandiu e com ela veio a necessidade de agregar profissionais , valores e independente de qual seja o negocio ,o plano de negócios é parte fundamental do processo.
  1. Através do plano de negócios ele teria visão das dificuldades que enfrentaria, encontrando soluções previas para tais problemas, onde o seu crescimento poderia acontecer mais rápido.
  1. A partir do convite para a participação da feira de franquias, Robinson ficou surpreendido com os interesses das pessoas de se tornar um franqueado do China In Box.
  1. Abrindo filiais e investindo em marketing.
  1. Visionário, inovador identificador de oportunidades, fez diferença, observador, sabe relacionar com as pessoas.
  1. Desorganizado, pouco conhecimento em informática e administrativo.
  1. Oportunidade.

Robinson passou férias nos Estados Unidos onde identificou uma boa oportunidade de negocio, porem não era o objetivo naquele momento abrir um negocio que não fosse na sua área. Anos mais tarde já com seu consultório montado e não obtendo o retorno e insatisfeito com a profissão, decide montar seu próprio negocio.

“Observamos que Robinson tem uma visão empreendedora porem pouco administrativa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com