TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DO PERFIL DE LIDERANÇA MAIS ADEQUADO PARA ESTAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.213 Palavras (21 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE SANTA MARCELINA

Terceiro Setor: um estudo do perfil de liderança mais adequado para estas organizações

        

Guilherme Oliveira Dias de Morais

Graduando do curso de Administração da FASM

E-mail: guilhermeodmorais@gmail.com

Jéssica de Oliveira Pereira

Graduanda do curso de Administração da FASM

E-mail: jessica-oliveirapereira@bol.com.br

Raiani Gomes dos Santos

Graduanda do curso de Administração da FASM

E-mail: raiani.gomes@outlook.com

Constantino Carbonar Neto

 Docente do curso de Administração da FASM

E-mail: ccarbonar@uol.com.br

Resumo

Com a evolução do mercado e a alta competitividade entre as organizações, torna-se essencial a presença de um líder no ambiente organizacional, atuando em diversos aspectos, seja no desenvolvimento de planejamentos ou na motivação dos colaboradores. O Terceiro Setor atua na sociedade a fim de amenizar ou até mesmo solucionar questões sociais que muitas vezes não são tratadas pelas instituições governamentais. A figura de um líder é imprescindível em diversos aspectos dentro do Terceiro Setor, onde o principal combustível para o engajamento da realização das atividades neste contexto é a motivação de todos os envolvidos, dimensionando suas atividades para o desenvolvimento dos projetos que beneficiam a sociedade, buscando a mudança do cenário atual para um futuro promissor da causa que atuam em questão. Tendo como objeto de estudo a Gestão Organizacional, e como foco o Terceiro Setor, define-se o seguinte problema de pesquisa: “qual o perfil de liderança mais adequado para implantar nas ONGs?”. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, que teve como argumentos de pesquisa as palavras-chave Terceiro Setor; Organizações Não Governamentais; ONGs; Liderança e Perfil de Liderança, este trabalho procurou atingir o objetivo de identificação do perfil de liderança mais adequado, caso exista, para as organizações do Terceiro Setor. Os resultados obtidos permitem observar que, embora as lideranças democrática e liberal possuam aspectos aderentes às características das ONGs, as características da liderança conceituada como transformacional foi o estilo de liderança que mais sintonia obteve com as características de tais organizações.

Palavras-chave: Terceiro Setor; Organizações Não Governamentais; ONGs; Liderança; Perfil de Liderança.

1 INTRODUÇÃO

O Terceiro Setor, atuante na sociedade há algumas décadas, surgiu como solução para os problemas existentes devido ao processo de globalização que, de alguma forma, aumentou as diferenças entre as classes sociais.  Possui uma gestão diferente do primeiro e segundo setor, representados respectivamente pelo governo e organizações com fins lucrativos.

Partindo desses diversos problemas sociais, que muitas vezes encontram certa impotência das instituições governamentais, surge a figura de uma instituição sem fins lucrativos, uma organização não governamental (ONG), exercendo atividades para contribuir com a resolução dos problemas existentes.

Tais organizações são compostas por pessoas motivadas a colaborar de forma positiva ao seu semelhante.  Para que haja qualidade e eficiência nas atividades executadas, torna-se importante o papel de uma gestão diferenciada, que apresente planejamentos estratégicos de longo alcance, coordenados de forma individual e coletiva, utilizando os diversos recursos administrativos a fim de alcançar as metas estabelecidas.

Alguns movimentos sociais exercem atividade econômica, porém são destinados diretamente para atender os mais necessitados.  Por serem organizações sem fins lucrativos, possuem uma gama de desafios para continuarem com suas atividades, como estrutura, captação de recursos financeiros, patrocínios, marketing, gestão de pessoas, entre outros.

Tendo como objeto de estudo a Gestão Organizacional, e como foco o Terceiro Setor, define-se o seguinte problema de pesquisa: “qual o perfil de liderança mais adequado para implantar nas ONGs?”.

Por meio de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho procurará atingir o objetivo de identificação do perfil de liderança mais adequado, caso exista, para as organizações do Terceiro Setor.

Este trabalho, além de contribuir com o estudo do tema, procurará oferecer aos leitores considerações sobre a gestão das ONGs, particularmente no aspecto do estilo de liderança, para que os envolvidos em tais organizações possam colaborar para a obtenção de melhores resultados.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Terceiro Setor – Histórico, conceito e características

Segundo Albuquerque (2006, p. 17-23), deu-se origem os movimentos associativos, inicialmente com caráter político e religioso, recebendo influências do governo e da política, tanto na Europa quanto nas Américas do Norte e Latina, nos séculos XVI e XVII, tendo assim sua procedência norte-americana. Assim, em 1.800 surgiram as associações patronais e os sindicatos de trabalhadores. Após a segunda guerra mundial observou-se grandes mudanças políticas, sócias e econômicas, provocando um aumento na violência e na pobreza, agravando ainda mais com a adoção do governo neoliberal de desenvolvimento, ocorrendo assim o descrédito do Banco Mundial e instituições com destino aos recursos de programas de desenvolvimento social pelos órgãos governamentais, em paralelo o crescimento do setor informal.

        Segundo Rampaso (2010, p. 19-22), no Brasil são aplicados dois modelos, as associações e as fundações, que devem atender as necessidades que as normas legais instituem.  Dessa forma, são designadas outras titulações, classificadas de acordo com suas atividades e localidade. As entidades que promovem as ações sociais devem possuir um conjunto de características em conformidade com o Handbook on Non-Profit Institutions in the System of national accoounts (Manual sobre as Instituições Sem Fins Lucrativos no Sistema Nacional de Contas), sendo assim caracterizada como instituições sem fins lucrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com