TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - Liderança

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.078 Palavras (17 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS        

RESUMO        

1 INTRODUÇÃO        

2 REVISÃO DE LITERATURA        

2.1        Conceito de Liderança        

2.2        Teorias de Administração        

2.2.1        Teoria da Administração Científica        

2.2.2        Teoria Clássica        

2.2.3        Teoria das Relações Humanas        

2.2.4        Teoria Burocrática        

2.2.5        Teoria Comportamental        

2.2.6        Teoria do Desenvolvimento Organizacional        

2.2.7        Teoria Contingencial        

3 LIDERANÇA NAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS        

3.1        Liderança na Teoria da Administração Científica        

3.2        Liderança na Teoria Clássica        

3.3        Liderança na Teoria das Relações Humanas        

3.4        Liderança na Teoria Burocrática        

3.5        Liderança na Teoria Comportamental        

3.6        Liderança na Teoria do Desenvolvimento Organizacional        

3.7        Liderança na Teoria Contingencial        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Diferença entre o comportamento de um chefe e de um líder.        

Figura 2. Definição de diferentes tipos de líder.        

 

 


RESUMO

        O presente trabalho buscou analisar a evolução da liderança no decorrer do tempo, relacionando os conceitos de liderança encontrados em algumas das teorias da administração, com a realidade atual, a fim de definir o perfil ideal do líder nas organizações.

A figura do líder é fundamental para que a organização se destaque no mercado competitivo – uma boa liderança é fator de vantagem no contexto mundial cada vez mais globalizado. Dessa forma, pode-se definir liderança como a capacidade de influenciar pessoas a cumprir suas metas de modo que a organização alcance seus objetivos.

Os dados apresentados são fruto de pesquisas bibliográficas cujo resultados são baseados nas teorias da administração estudadas.

.

Palavras Chaves: Liderança, líder, motivação, organizações.


  1. INTRODUÇÃO

Considerando a competitividade que caracteriza o mercado atualmente, dispor de colaboradores motivados é o grande diferencial de uma empresa. Os colaboradores consistem nos recursos humanos da organização, sem os quais ela não é capaz de executar suas atividades.

Entretanto, a motivação para agir em prol de um objetivo comum nem sempre surge naturalmente – muitas vezes, é preciso direcionar e orientar os colaboradores para que potencializem o desenvolvimento de suas tarefas. Neste contexto, surge a noção de liderança, definida, de modo genérico, como a capacidade de influenciar as pessoas.

A história da humanidade é marcada pela figura de grandes líderes, tais como Carlos Magno, Gandhi e Martin Luther King, entre tantos outros. Já no contexto empresarial, grandes líderes são formados no cotidiano.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

  1. Conceito de Liderança

Em geral, liderança é definida como processo de influência de uma pessoa sobre outra ou um grupo, visando alcançar objetivos pré-estabelecidos.

Para Maximiano (2008, p.277), “Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar uma finalidade especifica é um líder.”

Segundo Fiedler (apud BERGAMINI, 1994, p.52), “A liderança é, por definição, um relacionamento interpessoal, no qual poder e influencia são desigualmente distribuído de tal forma que uma pessoa seja capaz de dirigir e controlar os seus próprios. Em tal relacionamento, entre líder e seus membros, a personalidade do líder está pronta para determinar, em grandes parte, a medida em que ele pode influenciar o comportamento do seu grupo.”

Janda (1960, p.35) define liderança como  “um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (358.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com