TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOYOTA: PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório.

Caracterização da empresa, surgimento, origem geral, ramo de atividade inicial.

A Toyota tem-se definido por um conjunto único de valores e de princípios que têm as suas raízes nos seus anos de formação no Japão. O nome original da família era Toyoda, mas por questões numerológicas a indústria foi batizada como Toyota. A história da Toyota começa em finais do século 19, fundada por Kiichiro Toyoda, no momento em que Sakichi Toyoda inventou a primeira máquina de fiar eléctrica no Japão, que acabou por revolucionar a indústria têxtil do país. Em Janeiro de 1918, Sakichi fundou a Toyoda Spinning and Weaving Company e, com a ajuda do seu filho, Kiichiro Toyoda, realizou o sonho de uma vida ao fabricar uma máquina de fiar automática, em 1924. Dois anos mais tarde, era criada a Toyoda Automatic Loom Works. Em 1933 depois de incentivos do governo japonês, Kiichiro Toyoda cria uma divisão de automóvel, utilizando como financiamento a venda dos direitos da patente sobre a máquina de fiar automática. Em 1936 começa a produção do Toyota Modelo AA e um ano mais tarde é fundada a Toyota Motor Corp. Com o início da II Guerra Mundial a Toyota começou a produzir caminhões militares para o exército japonês, regressando à produção de automóvel, apenas no final da guerra. Quando foi criado o Toyotismo (sistema de produção que revolucionou) lançou então, em 1947 a Toyota Modelo SA. Em 1957 a Toyota aventura-se no mercado americano com a Toyota Crown e em 1963 no mercado europeu. Em 1966 é lançada a primeira geração do Toyota Corolla. Com este modelo a Toyota começa a adquirir boa reputação pela qualidade de construção e consegue também um bom volume de vendas no mercado americano.

Missão, visão, valores:

Missão

Satisfazer as necessidades e superar as expectativas dos clientes, atuando com princípios éticos, respeitando a sociedade e o meio ambiente. Trabalhar com espírito de servir, promovendo o bem estar das pessoas e traduzindo essas intenções em valores percebíveis pelos clientes, conquistando sua fidelidade e assegurando o crescimento e a evolução do negócio. Proporcionando ao consumidor a melhor experiência de compra e posse.

Visão

Crescer de forma sustentável seguindo os princípios Toyota de gestão, tornando-se referência em qualidade e atendimento, consolidando a marca no mercado local e regional, realizando o melhor atendimento, mantendo acima de tudo a alegria, harmonia e satisfação no ambiente organizacional.

Valores

Respeito, confiabilidade, comprometimento, bem estar, transparência, eficácia, Harmonia, ordem, integração dos departamentos, trabalho em equipe, liderança participativa, melhoria continua e satisfação do cliente.

Internacionalização

A Toyota adotou uma estratégia global, mas considerando as características dos mercados em que atuaram. Seu ponto de vista era: “Pensar global, agir local” que implica na necessidade de pensar nos negócios de mercados em termos globais e ao mesmo tempo alcançar as exigências do consumidor local. O sucesso da Toyota, tanto no mercado japonês quanto no mercado internacional é consequência dos seus produtos com alta qualidade, sempre aperfeiçoando, inovando, ligada com as tecnologias, criando novos modelos, mostrando preocupação para o consumo e também para o Ambiente.

Os objetivos principais do plano de globalização da Toyota eram elevar os lucros operacionais, cortar custos, expandir a capacidade produtiva global para 6 milhões de veículos por ano e ampliar a capacidade produtiva nos mercados emergentes não asiáticos. Simultaneamente, o plano promoveu também uma mudança na estratégia de produtos da montadora, que passou, assim, a enfatizar a regionalização do desenvolvimento dos novos modelos. Como resultado desta mudança na estratégia de produtos, o Corolla, que era originalmente produzido em uma única versão, passou a ser fabricado em três versões diferentes: a norte-americana, a européia e a versão japonesa, com base na qual são desenvolvidas as variantes para os mercados em desenvolvimento.

Os objetivos principais do plano de globalização da Toyota eram:

Elevar os lucros operacionais, cortar custos, expandir a capacidade produtiva global para 6 milhões de veículos por ano e ampliar a capacidade produtiva nos mercados emergentes não asiáticos. O plano promoveu também uma mudança na estratégia de produtos da montadora, que passou, assim, a enfatizar a regionalização do desenvolvimento dos novos modelos. Como resultado desta mudança na estratégia de produtos, o Corolla, que era originalmente produzido em uma única versão, passou a ser fabricado em três versões diferentes: a norte-americana, a européia e a versão japonesa, com base na qual são desenvolvidas as variantes para os mercados em desenvolvimento.

Internacionalização pós-guerra fria

Até o início da década de 1990, a Toyota comandou  43% do mercado de automóveis japonês, e nos Estados Unidos, vendeu, pela primeira vez, mais de um milhão de carros e caminhões. A Toyota foi solidificando suas operações globais, particularmente no Sudeste Asiático, e esculpindo novos mercados na América Latina, onde a crescente demanda por carros prometeu muito crescimento.

Também continuou a tendência de transferir a produção para os mercados menos caros no exterior ao ordenar a construção ou ampliação de seis fábricas de montagem na Grã-Bretanha, Paquistão, Tailândia, Turquia, Estados Unidos e Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com