TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento, Desenvolvimento e jogos vivenciais

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa conceituar brevemente, gestão do conhecimento empreendedorismo e planejamento de carreiras, e descrevendo assim como os mesmos se articulam.

Gestão por competência para esta precisou primeiro conhecer a definição de gestão de competência, gestão e o ato de gerir, administrar, organizar, planejar e liderar um projeto pessoas de uma equipe ou de uma organização, já a definição de competência é conhecimento, habilidade e as atitudes que uma pessoa possui, a gestão por competência é a integração de ideias.

Gestão do conhecimento tem o objetivo de organizar de forma estratégica os conhecimentos externos. Segundo o europeu guide to goode practice in knowledge mangement ( 2004 ), gestão do conhecimento é a gestão das atividades e processos  que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade por meio do melhor uso e da criação de fontes  de conhecimento individuais e coletivos.

Empreendedorismo tem como característica básicas o espirito criativo e pesquisador ele esta constante mente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas a essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

Planejamento de carreira, segundo Joao Florêncio bastos filho cmc, planejar a carreira é focar o desenvolvimento profissional no autoconhecimento, na educação continuada e processo de fazer escolhas frente as oportunidades.

Objetivo:

No presente trabalho iremos analisar a gestão por competência, a gestão do conhecimento, empreendedorismo e o planejamento da empresa cosmotec.

A forma de pensar e a maneira com a qual o ser humano empreende se expressam, permitem criar vários caminhos, e identificar novas oportunidades surgindo assim à necessidade de entender como são desenvolvidas tais competências.

Desenvolvimento

A empresa cosmotec, apresenta valores corporativos claros desenvolvendo assim, uma gestão de pessoas que refletissem os seus valores.

Em virtude disso o presente estudo vai relatar sobre a gestão por competência e do conhecimento, empreendedorismo, planejamento de carreira, sobre a empresa cosmotec.

3.1 A influencia da definição e a aplicabilidade destes valores na implantação da gestão por competência na empresa cosmotec dar-se-á referente ao manual de integração, na empresa é valorizado o talento.

A empresa não busca pessoas padronizadas, mas sim incentiva a diversidade.

Os valores da organização, são a chave para o sucesso e, por, isso soa negociáveis.

A competitividade na empresa é fortemente influenciada pelas competências do empreendedor.

Segundo Marly a gente incentiva muito à diversidade, são necessários harmonia e equilíbrio, mas precisa haver uma diversidade de pessoas para que as ideias apareçam.

Estas são apenas algumas das competências individuais que os sócios da empresa acreditam para manter a eficiência na empresa.

A empresa no seu formato de gestão valoriza o conhecimento quando contratam um novo funcionário na empresa, o mesmo passa por um programa de internação bastante completo.

A responsável pelo RH apresenta o manual de integração com direitos e deveres dos seus colaboradores segundo Marly a gente percebe que os colaboradores ficam muito satisfeitos em entenderem e conhecer, reconhecendo assim uma oportunidade pela forma de agir ao encontra-la, o conhecimento esta estruturado pela pratica e pela observação é um processo de aprendizagem que ocorre ao longo do tempo.

A empresa cosmotec, tem seu manual de integração baseado em um conhecimento organizacional, são necessários harmonia e equilíbrio, os valores da organização são a chave do sucesso para a empresa.

Em 1973, McClelland publicou o artigo “Testing for competence rather than intelligence” (Testando por competências em vez de inteligência), que de certa forma iniciou o debate sobre competência entre psicólogos e administradores nos Estados Unidos. A competência, segundo o autor, é uma característica subjacente a uma pessoa casualmente relacionada com uma performance superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação. Diferenciava, assim, competência de aptidões, talento natural da pessoa, o qual pode vir a ser aprimorado; de habilidades, demonstração de um talento particular na prática; e de conhecimentos, o que as pessoas precisam saber para desempenhar uma tarefa (Mirabile, 1997). Durante a década de 1980, Richard Boyatzis, reanalisando os dados de estudos realizados sobre competências gerenciais, identificou um conjunto de características e traços que, em sua opinião, definem uma performance superior. Os trabalhos de Spencer e Spencer (1993), Mirabile (1997) e McLangan (1997) marcaram significativamente a literatura americana a respeito do tema competência.

Nessa perspectiva, o conceito de competência é pensado como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (isto é, o conjunto de capacidades humanas) que justificam uma alta performance, acreditando-se que as melhores performances estão fundamentadas na inteligência e na personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como um estoque de recursos que o indivíduo detém. Embora o foco da análise seja o indivíduo, a maioria dos autores americanos aponta a importância de alinhar as competências às necessidades estabelecidas pelos cargos ou posições existentes nas organizações.

Tanto na literatura acadêmica como nos textos que fundamentam a prática administrativa, a referência que baliza o conceito de competência é a tarefa e o conjunto de tarefas prescritas de um cargo. Nessa linha, a gestão por competência é apenas um rótulo mais moderno para administrar uma realidade organizacional ainda fundada nos princípios do taylorismo-fordismo.

Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico. O texto destaca o papel da enfermeira no processo de gestão do conhecimento, posicionando-a na interseção dos fluxos horizontais e verticais de informação, e na criação de uma vantagem competitiva sustentável. Acreditamos que essa contribuição poderá oportunizar uma reflexão a respeito de suas implicações para os cenários das práticas de saúde e de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com