TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  3.298 Visualizações

Página 1 de 6

1 TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS

Cada dia que se passa, percebemos que a gestão de pessoa vem ganhando espaço dentro das organizações, sejam elas de grande ou meio porte. E segundo Lacombe (2011, p. 381) “as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos. ” Por isso, o treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas assumem um papel de extrema importância em preparar os indivíduos para o exercício pleno de suas tarefas, e é um meio eficaz para desenvolver competência que impulsionam a produtividade, criatividade e competitividade das organizações.

De acordo com Chiavenato (1999, p. 20), Treinamento significa ”o preparo da pessoa para o cargo” já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa ”da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é ensinar o funcionário a desenvolver suas atividades, e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do colaborador dentro da empresa.

No entanto, é importante destacar que antes de implantar o treinamento em uma empresa o profissional de Recursos Humanos precisa realizar um planejamento do programa de treinamento, que é feito através de quatro etapas, que são:

1. Diagnóstico

2. Desenho

3. Implementação

4. Avaliação

Depois que o planejamento do programa de treinamento for feito, é preciso focar nos tipos de treinamento que podem ser empregados na organização. Já que, neste sentido os autores Sampaio e Tavares (2001) dividem os treinamentos de acordo com o local realizado, sendo eles: treinamentos on the job e treinamentos out the job. Os treinamentos on the job são no próprio ambiente de trabalho, na qual se torna prático no dia a dia, já os treinamentos out the job, são fora do ambiente de trabalho, sendo mais formal e permitindo a imersão total do funcionário nos ensinamentos, acarretando com isso benefícios para empresa.

Durante o treinamento o facilitador do grupo, poderá aplicar uma dinâmica de grupo ou algum jogo empresarial. Os dois métodos têm uma metodologia diferente, sendo que para atuar com o jogo é recomendável, também, conhecimento das técnicas de dinâmica dos grupos. O jogo é o procedimento de ensinar a desenvolver alguma coisa, o objetivo é o aprendizado; e as dinâmicas, com os processos grupais, que interferem diretamente nos resultados da empresa e tem como objetivo ensinar as pessoas comportamentos novos. As dinâmicas são muito importantes para o desenvolvimento integral do ser humano e dos negócios. Com aplicação das dinâmicas e jogos podem ser notadas algumas vantagens nos treinamentos.

Após o termino do treinamento o gestor de Recursos Humanos deverá avaliar a eficiência do programa de treinamento, pois essa etapa é de grande importância para verificar se os resultados esperados foram alcançados. Para isso, a avaliação acontece em quatro níveis, avaliando a reação, que avalia as opiniões e o grau de satisfação do participante, durante o treinamento, a ainda, a Avaliação de Aprendizagem, que avalia o grau de conhecimento, a também a Avaliação de Comportamento, que serve para medir a competência comportamental e as habilidades que foram adquiridas e a Avaliação de Resultados que mede o grau de desempenho/produtividade.

2 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

É sabido por todos que é fundamental que as organizações invistam no desenvolvimento de seus colaboradores. Mas, além disso, é necessário que as empresas implantem medidas preventivas para correção e adequação do ambiente físico à saúde do trabalhador. Pois, com a falta de medidas preventivas o índice de acidentes de trabalho é muito maior, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho de um colaborador que esteja a serviço da empresa. Caso um acidente de trabalho ocorra serão atribuídas algumas responsabilidades civis e criminais.

Portanto, para que isso não aconteça é essencial a implantação do Programa de Saúde e Segurança do Trabalho é um conjunto de diretrizes formais, de ordem preventiva e corretiva a ser aplicado ao trabalho, na qual visa o estabelecimento de normas e procedimentos de segurança de caráter administrativo, técnico, operacional e educacional. O programa tem como objetivo prioritário, o cumprimento das normas legais e internas pertinentes, assegurando os melhores níveis de segurança e confiabilidade em todas as atividades desenvolvidas pela empresa.

A legislação brasileira que trata da medicina e segurança no trabalho estabeleceu a obrigatoriedade das empresas para elaborarem e implementarem dois programas: um ambiental, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), e outro médico, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O PPRA tem como objetivo reduzir, controlar e/ou neutralizar, de forma gradativa e sistemática, os riscos químicos, físicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, cuja obrigatoriedade foi estabelecida pela NR-9 da Portaria 3.214/78, apesar de seu caráter multidisciplinar, é considerado essencialmente um programa de higiene ocupacional que deve ser implementado nas organizações de forma articulada com um programa médico o PCMSO. E sua elaboração, implementação e avaliação pode ser feita por qualquer pessoa, ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na norma. Além disso, cabe à própria empresa estabelecer as estratégias a serem utilizadas para o desenvolvimento das ações, bem como a forma de registro, manutenção e divulgação dos dados gerados no desenvolvimento do programa.

O PCMSO, cuja obrigatoriedade foi estabelecida pela NR-7 da Portaria 3.214/78, é um programa médico que deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, estabelecendo um prazo e a periodicidade para a realização das avaliações clínicas, assim como define os critérios para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com