TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  19/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO DE

PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

Elaborado por:

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Turma: ONL022

        O PMO ou escritório de projetos é o responsável por toda a organização da empresa. É nele que são definidas as padronizações e posteriormente mantidas as boas práticas no gerenciamento dos projetos dentro das instituições, tanto públicas, privadas ou sem fins lucrativos.

        Através desta organização é possível estabelecer objetivos estratégicos, com ganho financeiro e principalmente de tempo dentro da organização para que as demandas necessárias sejam realizadas dentro de um escopo realista com um portifólio bem estabelecido e com entregas de qualidade, sem atrasos ou com desperdícios de recursos.

        Devido a grande individualidade entre as organizações e principalmente as necessidades cada vez mais destintas e personalizadas, a necessidade de se criar um escritório de projetos se fez cada vez mais importante e necessária nas instituições. Porém sempre com uma análise criteriosa da real necessidade e entendimento dos departamentos, para um bom e sustentável planejamento e plano de ação do mesmo. Visando sempre buscar a excelência nas ações e melhor rendimento de cada setor envolvido.

        Ter o engajamento das áreas (usuários) juntamente com o escritório de projetos é de suma importância para o sucesso de qualquer projeto que tenha início na instituição, pois ambas as partes necessitam trabalhar sempre em comunhão e parceria para obter êxito nas ações e resultados satisfatórios.

        A estrutura funcional de um projeto ou escritório de projetos é o modelo mais utilizado de estrutura organizacional, pois tem em sua base níveis hierárquicos por departamento e definição de área por especialidade e função correlacionada.

        Com isso um grande ganho que se destaca como vantagem é o desenvolvimento de habilidades e significativo aumento da produtividade. Objetividade das responsabilidades e definição das atividades. Porém, existem sempre os desafios que podem ser encarados, algumas vezes, de forma negativa, como a maior dificuldade na tomada de decisões, concorrência entre os departamentos e um escopo fechado, com menor flexibilidade e prazos pré-definidos e, geralmente, não tão passiveis de alteração, devido ao impacto na linha do tempo do cronograma do projeto.

        Algumas vezes, por esses motivos, as empresas acabam por optar por um modelo de estrutura matricial, que se apresenta com maior flexibilidade, com soluções um pouco menos engessadas e dinâmicas, uma vez que as decisões não ficam centralizadas, pelo contrário, são encorajadas a serem tomadas pelo time, compartilhando e dividindo os riscos.

        Com isso, o grande destaque é que com esse modelo encontra-se muitas vezes, colaboradores mais motivados e envolvidos com os projetos, muito mais participativos e com real vontade de fazer parte do time e que sua equipe avance com sucesso. Além de aumentar a ligação entre os departamentos, o que provoca uma visão de empresa mais unida para os colaboradores, o que resulta num melhor resultado para o projeto e grandes chances de sucesso no processo.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (776.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com