TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  26/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

RESENHA CRÍTICA DA ROL1:

Módulos 1 e 2

Paloma Picarone Incenso

SÃO PAULO

2023

Sumário

  1. Resumo Rol 1 - Módulos 1 e 23

1.1 Qual o papel de um Gerente de Projetos dentro de uma empresa?3

1.2 Diferença de projetos x processos3

1.3 Portfólio x programas4

1.4 Seleção de projetos4

  1. Referências Bibliográficas6

1. Resumo ROL 1 – Módulos 1 e 2

1.1 Qual o papel de um Gerente de Projetos dentro de uma empresa?

O Gerente de Projetos é o cargo responsável por supervisionar os projetos da companhia. A pessoa que ocupa tal cargo precisa entender o negócio, ter uma visão clara da qualidade, ou seja, entender o que cliente precisa x o que mercado espera, como gerar valor e como captar recursos do mercado com o objetivo de financiar os projetos. Uma competência importante é a visão das finanças (budget x gastos) para conseguir o funding do projeto.

        A organização que gerencia os projetos entrega o trabalho e passa para a operação. Para ser considerado um projeto, é necessário entender que é qualquer esforço temporário que desenvolve um produto ou serviço. É algo que tem começo, meio e fim. Citando exemplos da atual empresa em que atuo, tive oportunidades de participar de três projetos que envolveram a minha área. São eles: criação de um novo sistema para gerenciamento de SAC’s, Kaizen para redução de chamados e integração de um CRM externo com o SAP com o objetivo de agilizar o atendimento ao cliente.

        Como Gerente de Projetos, é necessário entender o escopo e focar no cronograma a afim de cumprir os prazos de entrega acordado. Também é importante compreender que o dinheiro a ser aplicado tem restrição de custo e de recursos. Além disso, é necessária uma ferramenta para estimar e controlar os KPI’s do projeto, com medição de riscos.

        Perante a primeira ROL e o que foi apresentado nos módulos 1 e 2 da disciplina, foi explicado que os projetos surgem por fatores internos e externos, como por exemplo a criação de um produto/serviço, novo mercado, mudança de cenário ou restruturação da empresa, nova regulamentação, melhoria no processo e entre outros.

1.2 Diferença de projetos x processos

        Para a companhia, é importante pensar na diferença entre trabalhos operacionais (processos) e projetos. Os processos são todas as atividades realizadas diariamente para produzir resultados. São repetitivos, contínuos, cíclicos e não há uma data para concluir. A Elevadores Atlas Schindler, a empresa na qual trabalho atualmente, possui diversos trabalhos operacionais. Citando como exemplo, temos levantamento de resultados operacionais, acompanhamento e apresentação de resultados SAC’s.

        Já um projeto, é um trabalho temporário com o objetivo de criar algum produto ou serviço único. É algo de tem começo, meio e fim, ou seja, tem data para conclusão.

Dentro da Atlas Schindler, apesar de ser uma empresa com estrutura funcional, temos alguns projetos como implementação do programa SHAPE (atualização do SAP), Kaizens, criação de um programa de agente da qualidade e entre outros.        

        Apesar que serem distintos, os processos e os projetos são trabalhos complementares. Tem como similaridades: realizados por pessoas, são planejados, executados e controlados. É necessário um processo para gerenciamento de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com