TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Planejamento e análise de cenários – o caso Imobili

Por:   •  20/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Dinâmica 2: Planejamento e análise de cenários – o caso Imobili

Vimos que a formulação de cenários é uma poderosa ferramenta de planejamento e de apoio à tomada de decisões. Vamos exercitar um pouco essa habilidade a partir da leitura do caso a seguir.

O CASO IMOBILI

A Imobili foi fundada em 1987 pelo, então, estudante de engenharia Roberto Vilasboas, que tinha o sonho de transformá-la em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial.

Após 30 anos de atuação, a Imobili passou a ser listada na bolsa de valores como empresa de capital aberto, buscando inserir-se entre as maiores e, sobretudo, as melhores construtoras e incorporadoras do País.

Alguns números expressam a grandeza da Imobili: mais de 3 milhões de metros quadrados lançados e mais de 10 mil clientes atendidos, residindo e investindo em imóveis com a marca Imobili.

Há poucos anos, a Imobili experimentou um crescimento contínuo, conquistando novos clientes e fortalecendo a sua marca.

No entanto, nos últimos 12 meses, o mercado tornou-se mais competitivo e exigente, o que levou ao surgimento de problemas como:

  • queda na qualidade do atendimento dos clientes, principalmente no tocante aos canais de comunicação entre a Imobili e os consumidores. Essa situação fica evidenciada pelo aumento de 30% no número de reclamações encaminhadas à ouvidoria;
  • alta rotatividade dos funcionários, principalmente funcionários da área técnica, assediados pelos melhores salários pagos pela concorrência;
  • encarecimento dos terrenos disponíveis para novos empreendimentos, devido à forte especulação onde a oferta é menor que a demanda (apesar de a demanda ser desequilibrada) e
  • incorporação de novas tecnologias e novos materiais por parte da concorrência, atraindo para os seus empreendimentos uma parcela do público consumidor.

O sócio-fundador da Imobili tem repetido, inúmeras vezes, que essa situação representa um sério entrave aos planos de crescimento e alcance de uma posição de destaque entre as maiores empresas do setor imobiliário em cinco anos, além de prejudicar a intenção de expandir as operações para outras províncias.

A situação foi exaustivamente discutida na última reunião que o Sr. Roberto Vilasboas teve com a sua equipe de gestores, na qual novos e importantes dados foram acrescentados ao cenário.

O diretor de marketing apresentou um relatório que mostrava o número de concorrentes na região de atuação empresa, demonstrando uma perda de mercado de 15% para 6%. Mostrou também, por meio de relatórios encomendados a uma consultoria, análises relativas às prospecções para os próximos anos. Nessas análises, foram apresentadas as seguintes situações, que deverão evoluir nos próximos cinco anos:

  • menos atividade econômica;
  • redução da procura global em mercados emergentes;
  • procura reduzida por corporate e novos investidores;
  • menos poupança e investimento privado;
  • menor liquidez na economia e
  • crédito mais caro.

O diretor de marketing conclui o seu relatório com informações específicas sobre a atuação dos concorrentes, demonstrando que eles têm tentado diversificar e modernizar os seus empreendimentos seja por meio da inclusão de serviços agregados, da operação em novos nichos, da construção de moradias populares ou da parceria com o governo por meio de PPPs.

O diretor de recursos humanos disse que as necessidades de treinamento estão sendo identificadas e que existe a pendência de recursos para efetivar o projeto. Na opinião dele, é necessário investir não só na qualidade técnica dos colaboradores mas também na qualidade do atendimento em todas as fases do processo (na pré-venda, no pós-venda e no pós-obra), atendendo às exigências de sofisticação de formas e veículos de marketing e vendas.

O diretor técnico falou sobre novos empreendimentos, equipamentos e materiais existentes no mercado, demonstrando a necessidade de modernização e de uma política de desenvolvimento de novos fornecedores e novos canais de abastecimento. Como justificativa, apontou as muitas reclamações existentes devido ao atraso na entrega dos empreendimentos. Muitos desses atrasos ocorrem pela diminuição do ritmo das obras, o que, por sua vez, ocorre por conta do atraso no cronograma de entrega de insumos pelos fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com