TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Comunicação Escrita

Por:   •  19/11/2015  •  Resenha  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Curso: Licenciatura em Letras - Noturno I

DELL - Departamento de Estudos Linguísticos e Literários

Docente - Profa. Dra. Erotilde Goreti Pezatti

Discente - Alex Junior Dos Santos Nardelli

Estudo e Análise dos capítulos 1 e 2 do livro “Técnicas de Comunicação Escrita” de Izidoro Blikstein

Capitulo 1 : “ Quem não escreve bem... perde o trem!”

               Neste capítulo o autor narra uma história onde o gerente de uma grande empresa precisa ir até o Rio de Janeiro, para tratar de alguns negócios, por conta disso ele solicita por um bilhete a sua secretária, recém-contratada, que reservasse um lugar no trem das 20h, com o seguinte recado: “Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta. Quero que você me rezerve, um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio.”, pois ele tem medo de andar de avião. Porém, no bilhete que o gerente deixou continha vários erros tanto gramaticais como de sintaxe.

               Por conta desses erros a secretária interpretou de uma forma diferente da que pensava o gerente quando escreveu o bilhete.  No dia seguinte a secretária fica indignada ao vê-lo em sua sala, entretanto, ao interrogá-lo sobre sua viagem, ela percebe que a intenção do gerente era pegar o trem às 20hs e não às 8h como a secretária havia imaginado. O gerente ao perguntar sobre suas passagens percebe também que houve um enganado por conta da secretária e logo a repreendeu, mas, ao perceber que o erro realmente não era seu, a secretária retrucou, e explicou que o erro na verdade era do gerente, pois ele elaborou o recado de forma incorreta, com erros gramaticais e de sintaxe cuja função é cuidar da ordem e das relações das palavras na frase.

               Depois que a secretária explicou todos os erros do bilhete que o gerente havia deixado para ela, ele ficou boquiaberto com tudo o que havia ouvido e indignado com toda situação, pois imaginava que com aquelas palavras, ele teria deixado claro sua intenção, o que não foi o caso. Lamentando-se o gerente desaba com tudo o que estava acontecendo, uma secretária o corrigindo, a perda do trem, a perda dos negócios no Rio de Janeiro, seus erros no bilhete e etc.

               A secretária ao ver o gerente nessa situação, o consola dizendo que todos nós temos cabeças diferentes, portanto ideias diferentes e individuais. Caso quisermos expor alguma ideia de nosso interesse devemos expor com clareza e objetividade de forma com que os outros entendam apenas um sentido e não vários como ocorreu com a secretária.

               Após varias conversas sobre todos os erros do gerente, Maria esquematizou o erro de forma simples e clara em um quadro, para que o gerente entendesse de uma vez que realmente estava errado; o quadro mostrava que o recado deixado poderia muito bem ser entendido de duas formas:

 1)”Reservar um lugar à noite ( = lugar noturno).”

2) “Reservar à noite um lugar.”

               Enxugando as lágrimas e desorientado o gerente acaba se rendendo a sabedoria da jovem secretária em relação à Língua Portuguesa, e por fim pergunta como realmente devia ter sido escrito o recado.

              De forma simples e com um traço levado de humor, a secretária passa mais uma lição a seu gerente; a abreviação de horas deve ser usada corretamente, ou seja, com a letra “h”, além de que devemos deixar clara a diferença entre 8hs da manhã ou 20hs da noite. Maria ainda diz que ele poderia muito bem deixar em seus recados um final mais cordial com expressões do tipo, muito obrigado, por favor; para que o serviço que ela foi destinada a fazer fosse feito com mais “alegria”.

              Após, varias lamentações do gerente em ter perdido todos seus compromissos, Maria ainda disse, mesmo que ele tenha perdido tudo isso, ele ainda aprendeu uma grande lição, como dizia o próprio pai de Maria, ”Quem não escreve bem... perde o trem.”.

Capítulo 2 – “Segredos da comunicação escrita.”

               Neste segundo capítulo o autor nos trás uma análise de como seria “escrever bem”; logo no primeiro parágrafo nos deparamos com 3 regras úteis:

  1. Obedecer ás regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, de pontuação, de ortografia etc.
  2. Procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido.
  3. Agradar o leitor, empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo muito seco.

               A partir deste ponto, o autor faz uma análise de 3 funções para uma melhor escrita que o autor aponta como “três segredos”.

               O autor toma como exemplo uma das falas do gerente “... Será que eu escrevo tão mal assim? Meu bilhete está tão claro, tão simples...”, sabemos que não é bem assim; para sabermos se nossa mensagem foi escrita e se será interpretada corretamente, devemos verificar se a resposta corresponde a nossas expectativas, está estratégia aponta uma das principais funções da comunicação escrita, provocar uma reação ou uma resposta no leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com