TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UAM - Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  29/4/2015  •  Dissertação  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

UAM – Atividade 03 – Gestão Estratégica de Pessoas

Em Janeiro de 2015, após 11 dias em greve, a Volkswagen acabou readmitindo os 800 colaboradores que foram demitidos da fábrica de São Bernardo do Campo. A demissão, segundo a empresa, foi uma das medidas que pretendia adotar para ajustar um excedente de cerca de 2 mil trabalhadores. A Mercedes-Benz, por sua vez, já demitiu 260 colaboradores, sendo 100 deles por meio de Programa de Demissão Voluntária (PDV) e 160 por iniciativa da própria empresa. (Fonte: Agência Estado)

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a indústria está debilitada e acumula saldo negativo de quase 15 mil vagas entre janeiro e novembro de 2014. Assim como o ocorrido com o setor automotivo, graves problemas financeiros levam as empresas à demissão de colaboradores e às mudanças.  

Com base nos modelos de mudança planejada apresentados na unidade, proponha os passos que poderiam ser adotados por empresas, tais como Volkswagen e Mercedes-Benz, para ser bem sucedidas. Articule em sua resposta conceitos referentes à Gestão da Mudança.

Resposta

Empresas como a Volks e a Mercedes podem e devem a meu ver, seguir todos os passos que estão resumidos no nível de “Remoção da Antiga Lógica de Atuação” e “Introdução da Nova Lógica”, como é demonstrado no modelo de J. P. Kotter, apresentado na parte dois do conteúdo. Observando os conceitos gerais, o que se conclui é que o mais importante é não se deixar abater, se a mudança é necessária, a organização deve passar por todos os obstáculos e trazer seus colaboradores junto com sigo, afinal, tudo o que a organização não precisa em um momento de transição é, falta de apoio interno, e demissões em massa, causadas por insegurança tanto dos dirigentes, como dos colaboradores. Demonstrar as reais mudanças que devem ocorrer e como tudo vai se adaptar, abertamente, auxilia na estabilidade e segurança, assim, a liderança pode agir juntamente com a gestão para uma implementação perfeita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com