TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilizacao das redes sociais nas corporações

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NAS CORPORAÇÕES

Disciplina: Programação e Gestão de Recursos para Processos de Fabricação

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1 SURGIMENTO DAS REDES SOCIAIS        

2 REDES SOCIAIS NAS CORPORAÇÕES        

2.1 Início das Redes Sociais        

2.2 As redes sociais nas Organizações atuais        

3 O AMBIENTE EXECUTIVO EM RELAÇÃO AS REDES SOCIAIS        

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS REDES SOCIAIS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

1 SURGIMENTO DAS REDES SOCIAIS

O surgimento dos primeiros indícios de serviços que possuem características de sociabilizar dados surgem no ano de 1969, com o desenvolvimento da tecnologia dial-up e o lançamento do CompuServe — um serviço comercial de conexão à internet em nível internacional muito propagado nos EUA, desde então a internet começa a ser conhecida pela população mundial, mesmo que com poucos acessos em relação a nossa atual realidade.

[pic 1]

(Fonte: Reprodução/iStock)

Em 1971, já começa, a surgir as primeiras trocas de e-mails e começa-se a ver a evolução desses serviços culminando em 1994, marcado pela quebra de paradigmas e é lançado o GeoCities, conceito de serviço para fornecimento de recursos para que as pessoas pudessem criar suas próprias páginas na web. O sucesso rendeu a marca de 38 milhões de usuários, porém após ser comprado pela Yahoo! o mesmo foi descontinuado em 2009.

Com o passar dos anos, mais exatamente no ano 2000, a internet teve um aumento significativo de presença no trabalho e na casa das pessoas. As redes sociais iniciaram um processo de fidelização de milhões de usuários, que a partir desse período foram responsáveis por uma infinidade de novos serviços, inclusive os serviços ligados ao trabalho das pessoas e a divulgação dos mesmos.

Em 2002, o Fotolog e o Friendster foram criados. O Fotolog trouxe a ideia de compartilhamento de fotos e textos correlacionados, além disso, era possível seguir as publicações de conhecidos e comentá-las. Já o Friendster, foi o primeiro serviço a receber o status de “rede social”. Com funções de sociabilização de pessoas pelo mundo todo, o aplicativo rendeu cerca de 3 milhões de adeptos, chegando a uma proporção de 1 a cada 126 internautas da época possuía uma conta nele.

Em 2003 nasceu o LinkedIn, aplicativo voltado para contatos profissionais, o mesmo está no ar até hoje contando com mais de 175 milhões de usuários.

Eis que 2004 chega e nos apresentado o inicio da revolução e da devoção dos internautas por redes sociais, surgem o Orkut e o Facebook —  as redes sociais mais populares do mundo.

Na época o Orkut, rede social da Google no Brasil era a mais usada pelos internautas brasileiros, até perder o reinado para o Facebook, criado por Mark Zuckerberg em 2011. Cerca de 29 milhões de pessoas o utilizam, segundo pesquisas recentes.

2 REDES SOCIAIS NAS CORPORAÇÕES

2.1 Início das Redes Sociais

Como mostrado anteriormente, a popularização da internet a partir dos anos 2000, nos trouxe grandes avanços e profunda devoção pelas redes sociais. Prova disso, é a imensa variedade de produtos desse mercado e a criação de muitos seguimentos de negócios.

As redes sociais são excelentes ambientes para interagir e se relacionar com seus clientes, além de poder monitorar mais de perto quais são os interesses, gostos e necessidades desses clientes. Elas também possibilitam monitorar o mercado, a concorrência, etc.

Em meados de 1990, a chamada Era da Informação foi ganhando força, tendo como principal característica as mudanças, a comunicação nas organizações se tornaram mais rápidas e flexíveis. Dentre as inovações, há algumas que merecem destaque, sendo elas: o conhecimento, no qual as empresas precisam se adaptar e conhecer o ambiente, a digitalização, em que as informações passaram a ser transmitidas do meio analógico para o digital, ou seja, a nova mídia passou a ser a internet.

2.2 As redes sociais nas Organizações atuais

Atualmente e segundo Chiavenato (2011), as organizações têm investido fortemente no desenvolvimento de ferramentas que facilitem a comunicação interna e externa com o intuito de melhorar os processos, tornando-os mais eficazes e rápidos, otimizando tempo e recursos e maximizando resultados. As organizações vêm enfrentando desafios, diversificando e desenvolvendo seus produtos ou serviços, alterando assim o comportamento dos indivíduos. Com isso as empresas apresentam diferentes características em sua estrutura e em seus processos. Essas alterações geram constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas, acelerando cada vez mais as mudanças no mercado que se torna mais dinâmico e competitivo.

Para minimizar todo esse cenário impactante, as redes sociais aparecem com o intuito de aproximar o consumidor das empresas, facilitando o acesso e ampliando a troca de informações. Porém, isso pode ter resultados positivos e negativos. Se de um lado é possível para as empresas aprimorarem sua relação com seus clientes, por outro isso também facilitou a exposição dos problemas, pois muitos clientes quando insatisfeitos reclamam diretamente nas redes sociais, o que pode acarretar sérios problemas às organizações. Mais a frente, as vantagens e as desvantagens das redes sociais serão abordadas.

Podemos então partir para uma divulgação espontânea do negócio pelas redes. Para conhecer o mercado em que ela está demandando cria-se a necessidade de pesquisas online gratuitas. Com isso, as organizações poderão ampliar seu relacionamento com os clientes e contribuir para sua própria divulgação através da disponibilização de bons conteúdos que sejam úteis para o seu público e que prestem algum tipo de serviço gratuitamente.

A melhor sacada é que haja na empresa, um monitoramento das redes sociais, pois as mesmas podem ser alvo das ações de terceiros, sejam clientes, ou até mesmo, concorrentes, por isso é fundamental o monitoramento constante. No mercado atualmente existem diversas ferramentas, para que a empresa possa se blindar e se manter informada sobre a própria imagem na internet. Servindo para correção de possíveis erros e problemas, bem como para otimizar alguns serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com