TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.388 Palavras (22 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

                                                           

                                                               

Sumário

1.INTRODUÇÃO        3

2.PROJETO..................................................................................................................4

2.1 JUSTIFICATIVA        4

2.2.PROBLEMA        5

3 OBJETIVOS        6

3.1. Objetivo geral        6

3.2 Objetivos específicos        6

4. METODOLOGIA        7

5.CRONOGRAMA        8

6.REFERÊNCIAS        9

7. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA....................................................................................10

ARTIGO......................................................................................................................12

1.INTRODUÇÃO

Considerando que nos tempos atuais é valorizado o conhecimento que as pessoas trazem de casa e que o professor não é mais o detentor e sim mediador do ensino aprendizagem, tornando os alunos também agentes do aprender e ensinar em decorrência disto, o ensino aprendizagem torna-se mais significativa.

Este projeto integrador tem como propósito verificar, analisar e refletir sobre a importância do Lúdico e a Contação de História na Educação Infantil, realçando os benefícios e auxílio que estes recursos refletem no desenvolvimento integral das crianças sendo usados na educação infantil.

O objetivo deste projeto é de valorização, conhecimento sobre a função do lúdico e contação de história na vida das crianças; a atuação do professor utilizando em suas ações, adequando em sua metodologia ferramentas poderosas em prol do desenvolvimento integral de seus educandos; o papel da escola cedendo espaços e materiais em favor dos professores e alunos; levantar informações sobre os pensamentos de teóricos a respeito do assunto levantado para esta pesquisa. Como pode-se observar, Macedo (2005, p. 16) ressalta sobre a relevância do lúdico e que deve ser “Valorizado nos processos de aprendizagem significa, considerá-lo na perspectiva das crianças. Para elas, apenas o que é lúdico faz sentido”. Portanto, tanto a ludicidade quanto a contação de história são primordiais para as crianças e fazem parte da vida de todos indivíduos, pois os adultos também brincam, com menos frequência que as crianças, mas utilizam-se dos jogos para distrair, ser felizes, sobre a contação de história é o ato “próprio do ser humano, e o professor pode apropriar-se dessa característica e transformar a contação em um importantíssimo recurso”. (PENNAC, 1993, p. 124), assim, os educadores têm em suas mãos poderosas ferramentas, recursos que devem ser usadas em suas metodologias, técnicas e práticas pedagógicas objetivando o desenvolvimento de forma satisfatória.

2.PROJETO

2.1 JUSTIFICATIVA

A Educação Infantil, não tem mais os padrões do passado onde apenas a preocupação era de cuidar, atualmente, ocorra também a preocupação com desenvolvimento integral, com as aprendizagens das crianças, assim, de acordo com o referencial Curricular Nacional para a educação Infantil (1998),

 “Educar significa, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.” (Brasil, RCNEI, vol. 1, 1998, p.23).

Brincar dá prazer, facilita a socialização, beneficia o conhecimento, desperta a percepção sensorial, cognitiva, motora, a criança passa a se reconhecer no meio em que está inserida, aguça a imaginação, concentração, Segundo Moyles (2002, p.22) “O brincar ajuda a desenvolver confiança em si mesmo e em suas capacidades, em situações sociais, ajuda-os a julgar os muitos variáveis presentes nas interações sociais e a ser empático com os outros.”

Por sua vez, a contação de história é considerada também prazerosa para as crianças, tem como caráter intermediar o conhecimento, sentimentos, imaginação, desenvolve a oralidade, leva as crianças a terem o gosto pela leitura, Para Coelho (1999, p.26), “a criança que ouve histórias com frequência educa sua atenção, desenvolve a linguagem oral e escrita, amplia seu vocabulário e entretenimento”.

Diante do mostrado, constata-se que o lúdico e a contação de história são fundamentais na educação infantil inseridas nas práticas pedagógicas do professor, pois como mediador, sua atuação é substancial na educação infantil.

         

2.2. PROBLEMA

Nos espaços escolares, observa-se que muitos professores não querem ou simplesmente demostram desconhecer que o lúdico e a contação de história são fundamentais para as crianças, não utilizando estes recursos que requer preparação, adequação nas metodologias, sendo muito trabalhoso; e outros tantos, não demostram interesse, simplesmente deixam as crianças nos espaços recreativos da escola brincando sem nenhum significado, apenas para gastarem energia, e ficarem mais tranquilos em salas de aula.  Porque não trabalhar o lúdico e a contação de história na educação infantil se são atividades próprias do ser humano e das crianças? Porque a proposta lúdica é um desafio para o professor?  “Porque além de escolher, organizar, idealizar e colocar em prática, ele precisa participar juntamente com as crianças vendo as interações e trocas de saberes”. Schultz, Muller e Domingues (2006, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (557.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com