TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Brasileira

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

ARQUITETURA NO BRASIL I

Nome:        João Victor Régis Iroldi                    TIA: 41505484

Turma:         B12

Tema: Estado de vilas e cidades no Brasil ao final do século XVIII. Redes de cidades advindas da mineração.

Texto: REIS Fº, Nestor Goulart. Aparência de vilas e cidades no Brasil. Aula inaugural FAUUSP, 1996.

Nota:

(   )        Difícil

(   )        Médio

(   )        Fácil

(   )         Aproveitar

Questão

Enunciado:

Texto para próxima questão:

“Não satisfeitos de armar casas agaioladas de 4 a 5 andares, sobre paredes, como já disse, de tijolos, saem em cada um destes andares as pontas das vigas por quatro, cinco e mais palmos (0,88m, 1,10m ou mais) para fora das paredes , e sobre estas pontas formas varandas que acompanham toda a frontaria, com espaço tecido de rótulas, cobertas com os telhadinhos, quem saem muito mais para fora para desviar as águas; de forma que os que moram em segundo ou terceiro andar, a muito custo podem descobrir a rua do lado oposto; e tomada assim a área com aquele infinito tapume de rótulas, que cobrem a maior parte das paredes, ficam as ruas em extremos fúnebres e desagradáveis a quem por elas transita, visto que em partes há telhadinhos que pouco distam do lado oposto, epidemia que tanto reina na Cidade Baixa como na Alta, acrescendo o serem quase todas as ruas em sumo grau mal calçadas. Até o tempo que o Exmo. Marquez do Lavradio governou esta cidade não havia rótulas algumas, eram sim paredes revestidas de paropemas (sic); o que não podendo tolerar aquele governador as mandou de um dia para outro arrancar todas”

VILHENA, Luis dos Santos. Notícias soteropolitanas e brasílicas. Salvador: Imprensa Oficial, 1922. O grifo é nosso.

Acerca do conteúdo apresentado no texto de Vilhena, pode-se dizer que ele corresponde a um momento da arquitetura colonial brasileira. Visto isso, corrobore com as seguintes afirmativas:

  1. O texto refere-se a um período do fim do séc. XVIII e início do séc. XIX na arquitetura do Brasil, marcado por características como a utilização de muxarabis, rótulas e uma melhor aparência da fachada em relação a um período anterior. (Verdadeira)
  2. O período anterior ao governo do Exmo. Marquez do Lavradio, em Salvador, foi marcado pelo surgimento dos muxarabis e rótulas nas aberturas das casas e, posteriormente, surgiram as chamadas urupemas, que os substituíram a mando do próprio governador. (Falsa)
  3. As urupemas condiziam com a época anterior a década de 1770, um momento no qual não existiam preocupações maiores com o tratamento arquitetônico das fachadas. (Verdadeira)
  4. A preocupação estética das vilas e cidades do Brasil foi colocada em prática principalmente após a proibição dos muxarabis, visto que para um maior detalhamento e ornamento das fachadas era necessário que as mesmas fossem visualizadas, algo que não era tão possível com a existência deles. (Verdadeira)

Assinale a alternativa correta:

  1. I, II e III são verdadeiras.
  2. I, III e IV são verdadeiras.
  3. I e III são falsas.
  4. II, III e IV são falsas
  5. II e IV são falsas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com