TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Por:   •  30/3/2022  •  Exam  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

LAIANE SILVA SOUZA

PLANO DE MARKETING

Orientação de produto x Orientação de marketing

MARACÁS - BA

2022

LAIANE SILVA SOUZA

PLANO DE MARKETING

Orientação de produto x Orientação de marketing

Trabalho apresentado ao curso de Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário Jorge Amado, como requisito parcial para aprovação na Gestão Estratégica de pessoas, do I semestre.

Orientador (a): Prof. Patrícia Gomes 

MARACÁS-BA

2022


RESUMO

Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar e desenvolver um plano de marketing estratégico que venha ajudar a empresa Beta - especializada na fabricação de aparelhos tecnológicos a se destacar no seu mercado de atuação. Uma vez que, a mesma compreende a necessidade de melhoria e desenvolvimento de novas estratégias, mudando o seu foco atual que está concentrado apenas no cliente. Acredita-se que a empresa deva seguir uma orientação de mudança de acordo com as tendências de mercado.

Para que este desenvolvimento de plano de marketing e suas estratégias fossem desenvolvidas com assertividade e coerência, foi-se necessário identificar seus respectivos fatores internos e externos para entendermos quais os pontos positivos e negativos na empresa. Desta forma, após conhecer seu ambiente e sua realidade, pode-se sugerir estratégias e ações de marketing que proporcionem alcançar o objetivo ao qual a empresa Beta necessita. Por meio desta pesquisa qualitativa baseada no estudo de analises, aponta que; a empresa Beta há 3 anos atua no mercado tecnológico desenvolvendo produtos como; smartphones, notebooks, computadores, e seus produtos nunca foram modificados, continuando assim, com as mesmas características iniciais. Por outro lado, a mesma oferece um ótimo atendimento aos clientes, gerando marketing de relacionamento. Também, relata um alto custo na fabricação e distribuição dos produtos e promoção que não alcança o cliente.

Contudo, é necessário fazer um planejamento de marketing estratégico e eficiente, visando a orientação de recursos.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO5
  1. Gestão da inovação5
  1. Importância da inovação de produto6
  2. Riscos de inovar7
  3. Riscos de não inovar7
  1. EMPRESA BETA8
  1. Prejuízos de não inovar8
  1. ORIENTAÇÃO DE PRODUTO X ORIENTAÇÃO DE MARKETING9
  1. Orientação de produto9
  2. Orientação de marketing10  
  1. ORIENTAÇÃO12
  1. Pontos positivos12
  2. Pontos negativos13
  1. REDUÇÃO DE CUSTOS13

CONCLUSÃO15

REFERÊNCIA16

  1. INTRODUÇÃO

Um planejamento de marketing, que conduza a modernização ou o lançamento de um novo produto de acordo com as tendências de mercado atual, requer um bom estudo de mercado, contendo dados consistentes e relevantes, o que acarreta custos.

O planejamento é algo que deve ser feito antes de agir, decidindo o que fazer e como fazê-lo. Segundo, Chiavenato (1993), planejamento é o processo de definição de objetivos, metas e busca dos caminhos mais seguros para alcançá-los, levando em conta as capacidades e habilidades.

Devido à sua inerente maior fragilidade financeira a empresa Beta, torna-se imperativo aos seus administradores de marketing o buscar alternativas de baixo custo para obterem informações de mercado de confiabilidade razoável nas quais possam basear as decisões de aprovação de projeto, lançamento e aperfeiçoamento de novos produtos, bem como definir o segmento de mercado de atuação e posicionamento de produto. Também precisam encontrar canais baratos para realizar a propaganda e comunicação com o público alvo de forma efetiva, gerando boas taxas de conversão e obtendo o ROI (retorno sobre investimento) planejado. Pesquisas recentes apontam que as empresas mais bem sucedidas no ambiente competitivo são justamente as que apresentam ao mercado, com maior frequência e eficiência, produtos caracterizados como inovação semi-radical ou radical - respectivamente - novos para a empresa e novos para o mundo.

(COOPER, 2013). Lançar produtos inovadores é, portanto, ao mesmo tempo um desafio e uma questão de sobrevivência para microempresas, se quiserem prosperar no ambiente competitivo moderno.

  1. Gestão da inovação 

” Gestão da inovação é a busca pela compreensão dos fatores que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.” - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PAG 10.  “A empresa que não inova está sujeita ao fracasso”.

A inovação envolve processos de atividades, criação, desenvolvimento e gerenciamento relacionados a novos, ou aperfeiçoados, produtos ou serviços. Está relacionada também a ganhos de eficiência e produtividade, onde pode proporcionar impactos diretos na empresa ou seus procedimentos.

  1. Importância da inovação de produto

Diante de um cenário mercadológico competitivo é fundamental que as empresas busquem se destacar no seu nicho de mercado atual.

A inovação de produto se dá pela inserção de um novo produto no mercado, sendo ele, radical ou semi-radical. Atribuir um novo design sofisticado e moderno aos produtos ofertados é fundamental para melhorar a competitividade do produto no nicho de mercado atual, garantindo então, sair da zona de escassez elevando o número de vendas e satisfação imediata do cliente.

Como exemplo, temos, a Apple uma das maiores empresas de eletrônicos e softwares do mundo, que investe cada vez mais na inovação, qualidade e sofisticação de seus produtos, agregando então valor e fama para sua marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (737.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com