TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Por:   •  22/4/2015  •  Dissertação  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:

ESTRUTURAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA SUA CONDUÇÃO

RESUMO:

O estudo de caso caracteriza-se como uma abordagem metodológica, que é uma das preocupações no campo da engenharia de produção. A abordagem metodológica é responsável por embasar e direcionar as pesquisas dos trabalhos científicos resultando no desenvolvimento de trabalhos bem estruturados com base na teoria e propondo novas teorias gerando novos conhecimentos, conduzindo a gestão das operações.

A gestão de operações utiliza métodos racionalistas baseados em pesquisas estatísticas, tal gestão visa à solução de problemas concretos. Num contexto geral as abordagens mais utilizadas na gestão das operações da engenharia de produção são levantamento, modelamento e simulação, pesquisa-ação e estudo de caso, sendo o estudo de caso o mais utilizado por possibilitar a criação de novas teorias.

O artigo em questão, desenvolvido de forma teórico-conceitual tem como função identificar algumas perspectivas para pesquisas futuras através de uma classificação que engloba propósito analítico, escopo temático, função da atualização e abordagem bibliográfica. A pesquisa apresenta macro objetivo que para serem desenvolvidos envolve diversas fases e podem ser classificados quanto á natureza das variáveis, seus relacionamentos e intensidade de controle, ao objetivo e grau do problema e ao escopo da pesquisa, todos estes são utilizados na gestão de operações da engenharia de produção sendo o escopo o mais utilizado.

Dentre os tipos de abordagem de pesquisa o desenvolvimento teórico-conceitual envolve as modelagens conceituais, o estudo de caso investiga os fenômenos estimulando a compreensão, sugerindo hipóteses e desenvolvendo teorias, os levantamentos tipo survey compreendem o levantamento de dados do problema, a modelagem e simulação utilizam técnicas matemáticas, a pesquisa-ação é realizada através da associação entre o problema e sua situação envolvendo pesquisador e representantes participativos, a pesquisa bibliográfica representa a revisão literária e as pesquisas experimentais tratam das relações entre todas as variáveis do estudo.

O estudo de caso, que é mais utilizado na engenharia de produção apresenta diferentes níveis: nível estratégico que é a escolha das abordagens metodológicas e o Nível Operacional que representa a condução da investigação. A condução do estudo de caso consiste em definir uma estrutura conceitual, planejar casos, conduzir os testes, coletar os dados, analisar os dados e gerar relatórios.

Existem recomendações quanto ao planejamento e condução do estudo de caso, que consistem na construção do referencial teórico estritamente relacionado ao conteúdo do estudo, na definição do tipo de caso, na seleção dos casos a serem investigados, no delineamento do planejamento do estudo, na operacionalização dos fatores do estudo de caso, na análise dos dados objetivando conclusões e contribuições para a teoria usada.

Na contemporaneidade a comunidade da engenharia de produção precisa avançar suas abordagens metodológicas apresentando coerência entre os diferentes níveis, etapas e recomendações apresentadas para assim conseguir se igualar com os países desenvolvidos neste cenário.

O ESTUDO DE CASO

(MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA)

O estudo de caso, que é mais utilizado na engenharia de produção apresenta diferentes níveis: nível estratégico que é a escolha das abordagens metodológicas e o Nível Operacional que representa a condução da investigação. A condução do estudo de caso consiste em definir uma estrutura conceitual, planejar casos, conduzir os testes, coletar os dados, analisar os dados e gerar relatórios. Existem recomendações quanto ao planejamento e condução do estudo de caso, que consistem na construção do referencial teórico estritamente relacionado ao conteúdo do estudo, na definição do tipo de caso, na seleção dos casos a serem investigados, no delineamento do planejamento do estudo, na operacionalização dos fatores do estudo de caso, na análise dos dados objetivando conclusões e contribuições para a teoria usada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com