TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Culturais

Por:   •  25/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

Aspectos Culturais

        

1 - Existe secretaria de cultura nos municípios que compõem a região de planejamento objeto de estudo?

2 – Como é financiada a cultura nos municípios que compõem a região de planejamento objeto de estudo?

3 - Quais são as leis que regem e apoiam a cultura em cada município que compõem a região de planejamento objeto de estudo?

 - Resposta das Questões 1,2 e 3

Dourados – SEMC (Secretaria municipal de cultura), financiada pelo FIP (Fundo municipal de investimentos á produção artística e cultural) e as leis que regem: Nº 2703(Institui o FIP), Lei N° 3516-2011 (Vinculações Fundos SEMC) e o Decreto N° 569 (Estabelece Normas Para o FIP).

Douradina – Superintendência da cultura, financiada pelo fundo de investimentos culturais do município, regendo a lei complementar 232/2005 (Dispõem dos fundos de investimento à cultura.)

Maracaju – Fundação da cultura “ENI AQUINO”, financiada pelo fundo de financiamentos culturais do município, regendo a Lei Complementar 107/2014 e Lei Nº 1768/2014(Fundos de Investimento).

Rio Brilhante – Fundação de cultura, esporte e lazer (FUNCERB), regendo a Lei Nº 1184/01 (Instituto FUNCERB a Dá providencias), financiada pela prefeitura.

 4 – Existem na região de planejamento objeto patrimônio arqueológico e cultural, sítios urbanos tombados e acervos iconográficos?

- Resposta da Questão 4

Dourados – Patrimônio cultural “Marco de cimento” – 06/06/1990 / “Figueira – 01/06/1984 / “Usina Felinto Muller” – 15/07/1991 / “Prédio da estação ferroviária de “Ithaum” – 11/091996.

5 – Existem na região de planejamento objeto de estudo, museus, bibliotecas, casas de cultura, salas de espetáculos, cinematecas, livrarias e feiras culturais permanentes?

- Resposta da Questão 5

Dourados – “Artesanato da vila São Pedro”, “Museu histórico e cultural de Dourados”, “Reserva Indígena”, “Cruzeiro e Museu da Colônia agrícola”, “Galpão das Artes Guaicurus”.

Caarapó – “Museu municipal de caarapó”.

Douradina – “Biblioteca municipal de Douradina”.

Glória de Dourados – “Museu histórico Américo Bricatti”.

Itaporã – ADEC (Associação de desenvolvimento educativo e cultural).

Rio Brilhante – “Biblioteca Municipal”.

Maracaju – Biblioteca Pública.

6 – Quais são as manifestações culturais (danças, gastronomia, festa, etc.) e os patrimônios que são valorizados e protegidos nos municípios?

- Resposta da Questão 6

Caarapó – Shows e eventos culturais na praça central (turismo cultural no Rio Piratini/Deodápolis – Poucos atrativos culturais) - (Não especificado)

Douradina - Possui poucos atrativos culturais não especificados

Dourados – Agenda cultural variada, eventos como “Encontro de corais”(Reunindo grupos corais do Brasil inteiro e países vizinhos como Paraguai e Uruguai), “Festudo”(Festival universitário de tetro de dourados , festival onde participam grupos do Brasil e Países vizinhos.), “Festa das Nações”(Comidas típicas e apresentações culturais), “Campeonato brasileiro de Motocross e eventos científicos nas Universidades”(Ao todo são 19 eventos locais).

Fatima do Sul – “Ponte sobre o rio Dourados”, “Parque Aquático Ambiental”, “Lago do Amor”(Cultura e Turismo do Município).

Glória de Dourados – A cidade é sediada pela cultura religiosa com eventos anuais relacionados à Paixão de Cristo

Itaporã – Tradição e Cultura ligadas ao “Peixe”, por sua produção em massa.

Maracaju – Todo ano é realizada a tradicional “Festa da Linguiça”, acontece ainda a “Festa de São Sebastião”.

Rio Brilhante – Vasta cultura, costumes folclóricos (sentido religioso), “Festa do Divino Espirito Santo” e “Festa Integrada”(Participação ativa da população.)

Vicentina – Compartilha eventos de Dourados e Fatima do Sul (Não Especificados)

Jatei – Poucos Atrativos Culturais (Não Especificados).

7 – Quais são os patrimônios imateriais tombados na região de planejamento objeto de estudo?

- Resposta da Questão 7

Dourados – “Tereré” , “Guaraoby”(Coral Musical)

Maracaju – Festa da Linguiça, “Chamamé” (Patrimônio Imaterial do Estado)

8 – Existe um fator predominante que define a formação cultural da região de planejamento objeto de estudo?

- Resposta da Questão 8

Fator Predominante – Espirito guerreiro e forte herdado dos indígenas e a força da Agropecuária (Principais refletores culturais e nos costumes do povo).

9 – Na opinião da equipe como se define a identidade cultural da região estudada?

- Resposta da Questão 9

A identidade cultural da região vai se definindo através da cultura e dos costumes de seu povo. Seu potencial é o turismo e é despertado na área da agroindústria, eventos, comercio e artesanato. As feiras agropecuárias, peão e boiadeiro, religiosos, tradicionais e eventos do gênero contribuem para a consolidação cultural.

10 – Quais são os fatos históricos importantes (que incluem também os movimentos e organizações sociais) dos municípios ou que servem para estruturar o poder local?

- Resposta da Questão 10

A diversidade das diversas tradições, trazidas por migrantes e imigrantes, cada qual trazendo sua característica local, fora também os costumes estrangeiros (Principalmente o Paraguai). O desenvolvimento e a grandeza do estado estão ligados à cultura (Progresso Social).

11 – Quais são as fragilidades, os obstáculos e os desafios que precisam ser superados em cada município quanto a cultura local?

- Resposta da Questão 11

Bens Culturais passiveis de “Musealização”, bens móveis e imóveis, ambos de interesse público, os de referência ambiental natural, a identidade, à cultura e memória dos grupos sociais dos diversos municípios.

12 – Quais são as vocações e as potencialidades a serem trabalhadas em cada município objetivando o desenvolvimento local cultural?

- Resposta da Questão 12

A música e a culinária são as vocações e podem se considerar também potências nos municípios da região da Grande Dourados, são componentes que integram uma genética cultural muito forte, podemos verificar uma grande diversidade humana e ambiental, trazendo diferenças na identidade cultural do Estado, que podem vir a ser trabalhadas mais afundo em seus costumes, tradições, não deixando de lado nosso tempero regional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (309.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com