TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrão de entrada

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Padrão de Entrada

Podemos dizer que padrão de entrada é basicamente todos os elementos que compõe o poste (isolador de roldana, bengala, caixa de medição e haste de terra). Esses elementos são instalados de acordo com a norma técnica da concessionária e o seu tipo de fornecimento. Depois de pronto é feita sua inspeção.

Após a inspeção precisa-se ligar o medidor e o ramal de serviço, assim a energia elétrica da concessionária estará disponível para sua utilização.

Sua instalação deve ser feita no limite da via pública com o imóvel, pode ser no poste, mas também na parede, muro ou pontalete.

[pic 1][pic 2]

Disjuntores e Interruptores

Disjuntor Termomagnético

Proteção aos condutores do circuito

Fácil operação manual

Funciona como fusível (com sistemas liga / desliga )

Pode ser monopolar, Bipolar ou Tripolar

São ligados somente aos condutores fase do circuito

Dispositivo Diferencial Residual (DR)

Proteção contra choques diretos (contato acidental)

Proteção contra choques indiretos (contato através de um material metálico)

Disjuntor Diferencial Residual

É Quando o Disjuntor termomagnético junta-se com um o dispositivo de diferencial residual.Assim os condutores do circuito ficam protegidos de receber sobre carga ou de sofrerem um curto-circuito, e as pessoas também ficam mais protegidas de tomarem choques direta ou indiretamente.Possui também a função do interruptor (podendo ser ligado e desligado o circuito manualmente). Como forme de proteção permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal.

O tipo desse disjuntor de alta sensibilidade mais utilizado (Max. 30 ma) São os bipolares e tetrapolares.São ligados aos condutores fase e neutro (após o DR o neutro não pode mais ser aterrado)

Existem interruptores desses mesmos modelos no mercado (bipolar e tetrapolar) e devem ser utilizados em circuitos em um conjunto de sobrecorrente e dispositivos.

São esses DR de corrente nominal residual até 30mA, são destinados com a intenção de proteger as pessoas, enquanto os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou superiores, são destinados apenas a proteção patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga à terra, tais como consumo excessivo de energia elétrica ou incêndios.



Aterramento

O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera, diferentemente do neutro.Sendo assim, ele elimina toda carga eletrostática que o componente possui, descarregando a na terra.

O sistema de aterramento é feito através de uma viga que é cravada na terra e se conecta a um fio (cor verde e amarela), que passa por toda residência.Sua intenção é diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT estabelece algumas normas em função do uso dos Eletrodos de aterramento, são essas:

NBR 5410:1980        

541.1 Intencionalmente estabelecidos ou já existentes.

NBR 5410:1990

6.4.2.2.1 Forma em que os eletrodos poderão ser utilizados.

NBR 5410:1997

6.4.2.2.1 O eletrodo de aterramento preferencial é constituído pelas armaduras de aço embutidas no concreto das fundações.

6.4.2.2.3 Quando o aterramento pelas fundações não for praticável, podem ser utilizados os convencionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (306.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com