TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos Positivos e Negativos de Brasilia / Modernismo

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  10.764 Visualizações

Página 1 de 4

Discente : Julio Cezar Souza Marques 

Pontos positivos e negativos de Brasilia

                                                                       

         10 Pontos Positivos

  1.       A cidade era muito inovadora para a época em que foi construída e ainda é fonte de estudo mundialmente, em se tratando de modernismo, sendo a única cidade de grande porte e capital de um país construída nos moldes modernistas.
  2.       As construções são verdadeiras esculturas estando muito a frente de seu tempo, permanecem “modernas” em nossa era contemporânea.
  3.       Combina bem-estar e monumentalidade garantindo a alguns de seus moradores infraestruturas interessantes, por algum tempo, até que se tornasse superlotada.
  4.       Ao mesmo tempo que são monumentais e de concreto armado, as construções passam leveza aos que as observam tanto de dentro quanto de fora.
  5.       Projeto paisagístico nunca antes realizado nessa escala no país e que de certa forma continua encantando apesar da falta de manutenção em alguns pontos.
  6.       Possui grandes áreas verdes mesmo que não sejam utilizadas como planejado inicialmente, sendo as superquadras bastante arborizadas.
  7.       Conseguiu fazer com que um de seus propósitos de povoar o interior do Brasil acontecesse pois hoje a Cidade de Brasília possui uma população de 2,481 milhões de habitantes, segundo o senso de 2010.
  8.       Além de povoar o cerrado brasileiro trouxe também desenvolvimento ao centro-oeste do Brasil.
  9.       Facilidade para quem possui carros, pois possui 2 eixos que cortam a cidade, além de outros deslocamentos longitudinais, somando ao todo 7 faixas.
  10.       Conseguiram ao mesmo tempo isolar a capital do resto do Brasil e dificultar manifestações, pois por mais que com toda a facilidade de locomoção de nossa era, manifestantes pensam mais de uma vez antes de se deslocarem até Brasília.

10 Pontos Negativos 

  1.       A má gestão governamental fez com que muitas obras propostas no projeto original fossem abandonadas, sem manutenção.
  2.       Não foram obedecidas as diretrizes do plano piloto original, o desenho original foi modificado e ainda hoje há vários vazios a preencher.
  3.       Algumas propostas se mostraram inviáveis, sejam por questões de orçamento, sejam pela rapidez da construção.
  4.       Há problemas que não foram pensados por Lúcio Costa, como o aumento da população além do estipulado pelo plano original.
  5.       Brasília não foi pensada para a população que ajudou a construí-la, esses foram expulsos para as cidades satélites ou para zonas periféricas cada vez mais distantes e sem a infraestrutura da capital.
  6.       A capital do Brasil não é uma cidade para pedestres, o que a torna o seu transito um caos, e um local ruim para os que precisam caminhar seus longos eixos.
  7.       A cidade era para unir as pessoas através de suas áreas de lazer e de encontro como pregavam os modernistas, mas é uma cidade que causa solidão por causa de suas longas distancias.
  8.        O clima seco e quente não favorece que as pessoas utilizem seus parques e espaços de convívio.
  9.        Excesso no incentivo ao uso do carro por não possuir semáforos em seus grandes eixos, deixando os pedestres em ultimo plano.
  10.  Grande presença de vazios urbanos de áreas destinadas a projetos que não saíram do papel.
  11.   Falta de conexões entre os transportes públicos.
  12.   Foi planejada para ser acessível, mas sem carro o deslocamento se torna muito difícil. Alguns lugares possuem acesso somente para carros.
  13.   As vias, os eixos por serem muito longos causam monotonia aos que a utilizam.
  14.   O plano das quadras foi acrescido de novas quadras que não estavam no original deixando a estrutura pensada por Lúcio Costa sobrecarregados.
  15.   Sistema de comércio ineficiente em umas superquadras, superlotados em outras e abandonado em alguns.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (367.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com