TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO - ARQUITETURA

Por:   •  8/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  4.074 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUIÇÃO PILAR EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO: Paulo Arthur Silva Matos

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Matricula: 7095022690

São Luis

2018

Paulo Arthur Silva Matos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

EMPRESA PILAR EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA

Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Pitágoras São Luis como requisito parcial do curso de Arquitetura e Urbanismo

Coordenador de Curso: Dennis A. R. Guilhon.

São Luis

2018

[pic 2]

FACULDADE PITÁGORAS

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em Arquitetura e Urbanismo

Dados do Estagiário

Nome: Paulo Arthur Silva Matos

Registro Acadêmico: 7095022690

Curso e Período: Arquitetura e Urbanismo

Dados do Local de Estágio

Empresa: Pilar Empreendimentos e Construções LTDA

Supervisor: Arnaldo José Costa

N° de registro: 110272639-7 CREA/MA

Período de Estágio

Início: 05/02/2018                 Término: 25/05/2018

Jornadas de trabalho: 20 horas semanais.

Total de horas: 320 horas em 80 dias.

São Luis

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 1

2 AMBIENTE DO ESTÁGIO (Instituição)................................................................ 1

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ..........................................................................1

3.1 Discussões ..........................................................................................................8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................8

        


  1. INTRODUÇÃO

O estágio teve como objetivo aprimorar o aperfeiçoamento técnico profissional na área de arquitetura através da prática, vivência dos problemas e desafios do trabalho do profissional arquiteto dentro do escritório e no acompanhamento de obras, além de adquirir experiência e prática nos projetos envolvendo o programa Auto CAD, desenhos em 3D, cronogramas de obras, fiscalização dentre outras atividades.

  1. AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)

        A área de atuação da empresa, tratando-se de um escritório de projetos e execução de construções. Tem realizado as seguintes atividades nos seus empreendimentos: acompanhamento e vistorias de obras, projeto básico, projeto executivo, bem como execução de obras.

Dentre os profissionais do escritório está um Engenheiro Civil que é o responsável técnico, um técnico em Edificações, uma assistente administrativa, uma recepcionista e três estagiários.

A empresa tem como missão, atender clientes e conhecer os seus desejos para da forma as suas necessidades, desenvolvendo projetos e principalmente executando com as devidas competências com plenos conhecimentos em tecnologias e acessibilidades para melhor atender seus clientes e fornecedores.

A visão global da empresa é ser reconhecida como uma referência com um caráter inovador e transparente, sendo o melhor parceiro na prestação de serviços que excedam às expectativas dos clientes.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

        Ao decorrer do período de estágio na empresa, várias atividades foram analisadas.  O escritório de arquitetura presta serviços de elaboração de projetos arquitetônicos, regularizações de construções, projetos complementares, e executando o que é projetado, assim como consultorias em casos específicos.

Dentre as atividades, o estagiário teve participação na maioria delas, sendo que, as elaborações de projetos arquitetônicos e complementares foram as mais praticadas. O estagiário foi solicitado frequentemente para projetar conforme o aprendizado acadêmico, sendo instruído e avaliado durante os estudos e concepções. Para cada projeto eram feitos pelo menos três estudos diferentes, respeitando a vontade do cliente, utilizando a técnica do estagiário e obedecendo as leis municipais de obras civis.

Foram realizadas visitas técnicas com o estagiário. Selecionadas obras com peculiaridades como obras comerciais, residências de alto padrão, acabamentos diversos e detalhes de fachadas e coberturas. O estagiário ainda pôde acompanhar projetos como o de uma reforma e ampliação de uma unidade religiosa. Além do contato com a engenharia, a organização do espaço físico do escritório, documentações, projetos, mostruários de materiais, as relações com os clientes e fornecedores, abertura e tomadas e decisões também foram trabalhadas com o estagiário.

Exemplificando a rotina do escritório, seleciona-se um projeto arquitetônico. Que se trata da construção de uma sala de aula para uma unidade religiosa localizada no bairro Maiobão no município de Paço do Lumiar/MA.

O projeto é contemplado com a planta baixa, implantação, layout, cobertura, cortes, fachadas, quadros de acabamentos, quadro de esquadrias, projeto elétrico e projeto estrutural.

A contratante nos enviou o projeto e em seguida montamos a proposta e enviamos para concorrência de preços. E algum tempo depois recebemos a resposta de que havíamos ganhado a licitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (939.8 Kb)   docx (745.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com