TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Projeto ARGO

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

  • Sobre o “projeto” ARGO:

1. Caracterize o projeto quanto a:

a) Contextualização.

R:        Durante a Revolução iraniana de 1979, numa reação ao asilo dado pelos Estados Unidos ao Xá Mohammad Reza Pahlavi, antigo governante do país  houve uma caça a diplomatas americanos que se encontravam no Irã por considerá-los uma ameaça para a revolução. A embaixada dos EUA  é invadida por um grupo de estudantes e militantes islâmicos e seis diplomatas americanos conseguem escapar e se refugiam na casa do embaixador canadense.

b) Justificativa.

R:        As alternativas consideradas mais viáveis eram disfarçar os reféns como professores ou providenciar a fuga com bicicletas. O agente Tony Mendez chegou à conclusão de que utilizar qualquer meio paramilitar para extrair os diplomatas parecia impossível, foi decidido pelo Diretor de Operações da CIA que eles seriam retirados às claras.

        Após muitas discussões, surgiu uma estratégia absurda demais para ser colocada à prova, a “melhor pior ideia”: forjar o projeto de um filme canadense de ficção cientifica que procuraria por locações no Irã, e, clandestinamente, extrair os diplomatas americanos como parte de sua equipe de produção.

  • Por que filmar no Irã? Locação com paisagens exóticas e relevo interessante para as cenas do “filme”.
  • Por que ficção cientifica? “Star Wars” era novidade na época.

        Para realizar o plano, o agente contou com a ajuda do mestre da maquiagem John Chambers e do produtor Lester Siegel, que montaram um pequeno estúdio de fachada e o auxiliaram na divulgação do longa, que seria uma mistura de Star Wars e Planeta dos Macacos.

c) Partes interessadas (stakeholders).

R:        Governo canadense, governo americano e a CIA, os diplomatas americanos reféns, o responsavel pela concepcao do projeto (Tony Mendez) e sua equipe de Hollywood (John Chambers e Lester Siegel).

d) Etapas do projeto.

R:        Iniciacao:

        A missão e o objetivo do projeto são definidos: resgatar os reféns no Irã.

        Planejamento:

        Identificar e selecionar as melhores estratégias do projeto, detalhando tudo aquilo que será realizado incluindo recursos envolvidos: Fizeram varias reuniões e brainstormings para arquitetar um plano de resgate incluindo recursos, passaportes, disfarces.

        

        Execução:

        Segue o que foi planejado: Apesar do governo americano ter abortado a missão o agente decide seguir conforme o planejado.

        Monitoramento e Controle:

        Verificar se a execução segue conforme planejado:  Os ensaios que o agente Mendez fez com o grupo e seus personagens-disfarces para garantir que a execução fosse perfeita.

        Encerramento:

        Verificar se o projeto atendeu os requisitos iniciais: Logo no avião, quando a comissária de bordo anuncia que acabam de deixar o espaço aéreo do Irã.

e) Duração.

R:        444 dias

f) Riscos do projeto.

R:        Terem o esconderijo descoberto pela milícia ou serem descobertos no embarque, o risco de morte era iminente.

        Se a execução do projeto falhasse e fossem descobertos seria um vexame para os EUA.

2. Podemos considerar que o projeto obteve sucesso?

R:        Sim, o objetivo (tirar os seis reféns de Teerã e levá-los em segurança ate os EUA) foi alcançado, gracas ao bom gerenciamento do projeto e a sinergia entre as atividades do grupo durante a execução do projeto no final do filme.

        O alto mando do governo acreditava que esse projeto estava fadado ao fracasso. Porem, o agente Tony já havia pensado e planejado todos os detalhes, inclusive os possíveis percalços durante a execução. Apesar de a ideia de Mendez estar entre as piores soluções para resgatar os diplomatas, o plano se tornou genial porque foi bem executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com