TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Projeto Oxigênio

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Rogério Ferreira Machado

Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso

RIO DE JANEIRO

2019


PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Referências: David A. Garvin / Alison Berkley Wa gonfeld / Liz Kind

A partir da criação de um algoritmo para realização de buscas na Internet, dois estudantes do Doutorado de Ciências da Computação na Universidade de Stanford, Sergen Brin e Larry Page, fundaram a Google em 1998. Em apenas um ano levantaram $26 milhões em investimentos, com isso a idéia pode ser de fato transformada em uma empresa. No final 1999 mudaram para a nova sede em Mountain View e estabeleceram uma cultura totalmente informal, visando o bem estar e o bom relacionamento entre os funcionários.

Com o fechamento de parcerias com grandes empresas, como AOL e Yahoo, e também com a criação de um programa de publicidade “AdWords”, rapidamente começou a ganhar dinheiro e no final de 2002 já atingia a marca de $440 milhões em receita e $100 milhões em lucros, contando na época com apenas 700 funcionários. Cada ano que se passava a empresa continuava a crescer, atingindo a marca de $37,9 bilhões e $9,7 bilhões de receita líquida. Assim como a receita, em 2012 o número de funcionários também disparou espantosamente para aproximadamente 35.000. Isso se deu devido a novas aquisições realizadas pela empresa, como por exemplo a aquisição do YouTube e o Motorola Mobility.

Quanto a estrutura Organizacional, os funcionários eram organizados em três grupos funcionais básicos: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A). Como tinha o objetivo de criar um ambiente semelhante a uma faculdade, grande parte dos funcionários possuiam cargos similares e tinham poucos gerentes para controlar todos os engenheiros. Está experiência sem gerência, durou no máximo 3 meses, pois todos os funcionários se dirigiam diretamente aos diretores para reportar problemas e solucionar qualquer tipo de problema. Com isso começaram a surgir questões internas sobre a importância geral e contribuição dos gerentes.

Em 2006, Page e Brin, criaram a área de Operações de Pessoal e contrataram Bock para comandar a recém criada área. Onde uma das principais funções era executar o processo de revisão de desempenho, que incluía um feedback regular para gerentes e revisões anuais de 360 graus. Atuaram também na pesquisa Googlegeist, onde houve aderência de cerca de 90% dos funcionários e avaliou como eles se sentiam sobre o desenvolvimento da carreira, regalias e benefícios e também sobre a cultura da empresa.

Em 2007, Bock criou um grupo denominado “análises de pessoal” e contratou Setty. E o seguinte desafio foi imposto a Setty. “utilizar a mesma disciplina e rigor nas operações de pessoal que usamos nas operações comerciais do Google.” A missão do grupo evoluiu com o tempo e então Setty decidiu criar uma equipe de análise formada por doutores, onde trouxeram metodologias rigorosas de pesquisa para a empresa. Equipe que foi batizada como “PiLab”, cuja principal atribuição era abordar questões relacionadas ao bem estar e a produtividade dos funcionários do Google.

Após um amplo trabalho de pesquisa, as primeiras questões propostas pela equipe PiLab se deu no início de 2009, sendo que uma em especial chamou a atenção “Os gerentes são importantes?”. Dando-se início ao Projeto Oxigênio onde tinha como principal objetivo desenvolver os líderes da empresa. Tendo como co-fundadores do Projeto Oxigênio, Donavam e Patel, a idéia inicial era provar que os gerentes não eram importantes, porém foi constatado o contrário, conforme declaração de Patel “...Nós realmente acabamos tentando provar o caso oposto; que gerentes não importam. Por sorte, nós falhamos.

Inicialmente revisaram dados de funcionários que se desligaram da empresa, para verificar se encontravam problemas relacionados com o gerenciamento. Sendo que descobriram apenas algumas relações entre a baixa satisfação com um gerente e as taxas de rotatividade, mas os dados não tinham robustez suficiente visto que a taxa de rotatividade da empresa era muito baixa. Partiu-se então para a pesquisa Googlegeist, onde cruzavam dados de gerentes com notas baixas e altas e resultados de avaliações de desempenho. Com base nos resultados, todos os gerentes pareciam tão iguais, mas constatou-se que pequenas diferenças eram realmente muito impressionantes. Conforme declaração de Patel:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com