TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME SANEAMENTO BÁSICO

Por:   •  14/9/2018  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA - UNICURITIBA

BACHARELADO DE ARQUITETURA E URBANISMO

LUANA DOS SANTOS LUCIANO

SANEAMENTO BÁSICO - O FILME.

RESENHA

Saneamento Básico - O Filme, uma comédia crítica que mostra o conhecido “jeitinho brasileiro” tentando resolver a precariedade do saneamento básico em algumas regiões do País, englobando ainda criticas ao cenário político, social e ambiental ao enredo.

A história se inicia com uma reunião da comunidade Linha Cristal discutindo e escrevendo uma carta a Prefeitura, a fim de liberar verba para a construção de estruturas de saneamento básico (fossa) para a região, isto porque a região vem sofrendo com mau cheiro e problemas de saúde por conta do descarte incorreto do esgoto. Na tentativa de conseguir verba, descobre-se que infelizmente a verba para saneamento não sairá, entretanto eles acabam descobrindo que há verba aprovada para a produção de um vídeo, e a partir disso, inicia-se a trama onde os personagens tentam criar um filme barato contando a história de um monstro que vive nas obras da construção da fossa.

O filme é uma comédia crítica, que inicialmente já apresenta o cenário político, onde um filho de vereador consegue verba para um vídeo de ficção, enquanto a população não consegue liberação do dinheiro para qualidade de vida local. Outra situação política visível no filme é o oportunismo do Prefeito, que se aproveita do início da obra (que esta sendo organizado pela comunidade local) para se promover e vangloriar sua gestão, mesmo não contribuindo em nada para obra. Seu Otaviano (antigo Subprefeito) é um personagem que da ênfase em diversas cenas, onde enfatiza que o problema em questão devia estar sendo tratado pela prefeitura e reforça o descaso para a questão do saneamento. É este personagem também que menciona a maior parte das preocupações referente ao uso do espaço por crianças e as possíveis doenças que este problema trás aos moradores.

Com o passar do filme vemos que o que era pra ser uma produção de baixo gasto acaba saindo mais caro do que o imaginado, fazendo com que os personagens mergulhem de cabeça na fabricação do vídeo. É nítido ao longo do filme as comparações de custo de obra física com o custo de obra artísticas, falas como “mas esse vestido me custa 15 (cinze) sacos de cimento” ou “ com o preço da fita eu compro um saco de cimento” enfatizam a aplicação de investimentos elevados em produções artísticas. Com fim cômico, onde, apesar do sucesso do vídeo (onde o Prefeito mais uma vez é visto levando mérito) a população não consegue finalizar a obra, que se encontra parada por falta de recursos, entretanto a fabricação do vídeo começa a atrair turistas e movimentando a pequena cidade que apesar de continuar com os problemas de saneamento hoje possui maior visibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com