TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre a metodologia de projeto arquitetônico

Por:   •  13/8/2018  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão sobre metodologias de projeto arquitetônico

O artigo discute métodos de projeto arquitetônico, com complexidades atuais do processo criativo, com relação dos avanços tecnológicos, das mudanças sociais e econômicas. Fazendo analise de vários metodos de projetos, nas quais são analisados diferentes fatores arquitetônicos. Discutindo técnicas e procedimentos para avaliação do desempenho de edifícios, avaliação de projetos e desenho. Assim, o texto consegue fazer uma reflexão sobre as formas e meios que os arquitetos buscam para solucionar e satisfazer as necessidades da humanidade.
No inicio do texto abordamos como a metodologia do projeto arquitetonico atua-se em diferentes áreas, fazendo também, uma citação de como os avanços tecnológicos e as mudanças globais das relações sociais e econômicas influenciam os trabalhos em arquitetura.
Deixando claro a intensificação competitiva e a necessidade crescente de colaboração dos agentes de um projeto para produzir com eficiência e qualidade. Tais exigências sobre o trabalho do arquiteto demandam um aprimoramento dos procedimentos e a aplicação das metodologias.
Os processos de projetos feitos necessitam de uma analise especifica, para cada tipo de situação, não é possível usar mesmos metodos em diferentes situacoes, embora para alguns projetistas, pode existir procedimentos comuns entre si.
O texto deixa claro a importância da analise da situação, para se usar os diferentes tipos de criterios. Para se entender a situação em que o projeto se encontra, arquitetos diminuem possíveis erros com inclusões de reuniões, com isso criando uma comunicação e entendimento dos diversos atos a se cumprir.
Como todo projetista, com uma ideia usam diferentes meios para colocasse um esboço em um pedaço de papel, depois é feita uma avaliação, na qual engloba obrigações e deveres para serem cumpridos. Como todo começo, alguns projetistas iniciam os projetos com introduções ao desenho, passando o projeto para uma criação artesanal ou construção vascular. Nesses momentos é importante o entendimento ao passar a ideia visual, para a mental, para então, pela mão ampliar o conhecimento ali investido. Como se não fosse o suficiente, a utilização de maquetes criando uma real verdade de como ficaria a ideia do papel para a realidade.
Com a era da tecnologia, a arquitetura não ficaria de fora, a introdução ao computador ajudaria o próprio arquiteto a aperfeiçoar, e poder melhorar a manipulação em seus projetos.
Concluindo, os processos e estudos criados e feitos na arquitetura focalizam para resolver e entender os problemas e desafios a sua frente, apesar de tantas etapas, isso traz a evolução do processo do projeto e cria a concepção de que se desafiar é estimulante e traz consigo impactos positivos.

Como pudemos perceber o texto apresenta como é o processo para as construções e inspirações necessárias para a iniciação dos projetos arquitetônicos. A analise feito no artigo mostra também fatores necessários para essa evolução, como por exemplo a inclusão da tecnologia e da metodologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com