TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Construção Sustentável

Por:   •  17/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

APS

  • Intalações

A partir da leitura e análise do texto “Construção Sustentável” do Ministério do Meio Ambiente – disponível em http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/constru%C3%A7%C3%A3o-sustent%C3%A1vel -, criar uma Cartilha Específica com as Diretrizes Sustentáveis para as Instalações Prediais e exemplificar com imagens. A cartilha deve ser feita em folha tamanho A4 com, com um mínimo de 3 e um máximo de 5 páginas (utilizar correspondentes Normas da ABNT para formatação.

  • Projeto

Realizar visita ao local de intervenção e apreender suas características particulares (físico-geográficas, socioeconômicas, morfológicas, simbólicas, etc.) através de croquis, desenhos técnicos, fotografias e outras técnicas de expressão e representação.

- Realizar pesquisa complementar para apreensão de outras informações relevantes (evolução urbana, fluxo de pessoas e veículos, legislação pertinente etc.), conforme orientação em sala de aula.

- Identificar e analisar artigo científico ou capítulo de livro em língua portuguesa, cujo tema central seja: Multifunção na Arquitetura, para referência.

- Com base na pesquisa realizada (In loco e bibliografia específica) e no texto selecionado, o aluno deverá desenvolver mapa conceitual, contendo:

                1. Imagens e palavras-chave (ou pequenos textos) que representem especificidades do local escolhido.

                2. Conceitos e ideias preliminares que representem potenciais intenções de projeto.

 - A critério do professor, o material pode ser discutido em sala de aula com apresentação digital.

 

  • Revit

Selecione um dos textos relacionados a seguir e elabore um texto com 750 palavras identificando e explicando as aplicações da tecnologia BIM e/ou do desenho paramétrico, como estas tecnologias contribuíram para a solução dos problemas apresentados e quais os potenciais desafios para a profissão a partir da utilização deste ferramental.

 

           MOREIRA, Lorena Claudia de Souza; RUSCHEL, Regina Coeli. Impacto da adoção de BIM em Facility Management: uma classificação. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 4, p. 277-290, dez. 2015. ISSN 1980-6809. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/parc.v6i4.8634982.

           BARROS, Natalia Nakamura; SILVA, Vanessa Gomes da. BIM na avaliação do ciclo de vida de edificações: revisão da literatura e estudo comparativo. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 89-101, jun. 2016. ISSN 1980-6809. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i2.8645401.

  • Restauro

1. O aluno deverá pesquisar e escolher um bem material e um bem imaterial brasileiro.

2. O discente deverá montar uma ficha de inventário para análise do bem material escolhido.

3. Para o bem imaterial, deverá seguir uma das fichas disponíveis no seguinte material: INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Iphan). Educação Patrimonial: Manual de aplicação. Programa Mais Educação / IPHAN. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialProgramaMaisEducacao_m.pdf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com