TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS"

Por:   •  29/3/2022  •  Resenha  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO

“NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS”

Pedro Henrique Stringari

Nós que aqui estamos por vós esperamos é um documentário produzido por Marcelo Masagão no Brasil no ano de 1999 e com seu lançamento em 2000. O longa-metragem possui duração de uma hora e treze minutos que é acompanhado da trilha sonora de Wim Mertens, elemento de grande importância para a obra, visto que para cada seção da mesma a melodia adequa-se passando de um estado de felicidade para tristeza e depois para suspense com naturalidade e harmonia. O documentário é composto apenas de fotos, arquivos, reportagens e música o que instiga no observador todos os tipos de emoção a cada simples acontecimento.

O documentário se passa no século XX e retrata os grandes ocorridos desse período, mostrando a diferença e evolução do passado ao presente. A obra mostra este grande avanço e mudanças que aconteceram na era industrial que logo passou para as “grandes histórias” das “pequenas pessoas” as quais fazem o observador pensar sobre a vida e a morte, a tristeza e solidão.

No início do filme é passado diversas imagens de ícones da época e imagens da Revolução Industrial, mostrando as novas invenções, máquinas, as mudanças e ocupações. Porém, Masagão mostra que para tudo se tem um preço e o preço dessa rápida e constante evolução/mudança histórica foi a felicidade e a vida de muitos que viviam naquela época, e com essas imagens ele abre os olhos do receptor para como a relação de vida e morte ao longo do tempo se tornou algo banal e comum através de simples guerras e ocorrências sem tamanha importância.

Ainda sobre a Revolução Industrial o documentário relata a aparição do icônico Ford T, carro que marcou muito a época, e como o novo sistema de montagem dele revolucionou a indústria automobilística da época. Entretanto, a carga horária da época se mostra extremamente alta que junto das leis trabalhistas não balanceadas e saudáveis, os trabalhadores comuns trabalhavam muito e ganhavam pouco, provando novamente a falta de importância da vida do indivíduo.

Ao longo da obra as “pequenas pessoas” passam de ser coadjuvantes e passam a ser os atores principais, deixando de forma suave que cada um tem sua história mesmo que não apareça em um livro escolar. No decorrer do longa o autor relata histórias de diversas pessoas como o alfaiate, os soldados, telefonistas, a lanterninha e junto disso ele diz “Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias...”, ou seja, toda história, acontecimento ou evento é formado por milhares de histórias e cada uma com sua importância.

O autor discorre no documentário sobre os ditadores, citando o comportamento deles, suas personalidades e conforme os textos vão passando nele o observador percebe relações entre esses grandes nomes. A paranoia é outro ponto mostrado que é exibido de forma distorcida como forma de passar uma ideia de diferença entre o pensamento dessas figuras e o senso comum.

O feminismo foi um tema que apareceu fortemente na obra e mostra que ele foi um movimento muito importante do século XX para a conquistas da igualdade entre homens e mulheres em todas as áreas. Nele é possível ver as lutas, protestos, manifestos e muito trabalho e união para que as mulheres conquistassem todos os direitos básicos que um ser humano deveria possuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com