TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE ENTRE ESTUDOS ARQUITETÔNICOS, SUSTENTÁVEIS E URBANOS

Por:   •  29/6/2020  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Seminários integrados em arquitetura e urbanismo Discente: Maria Júlia de Oliveira Pereira

Docente: Alexandra Marinelli

Síntese entre estudos arquitetônicos, sustentáveis e urbanos

Após a leitura de alguns materiais e discussões, podemos apontar que os maiores

problemas enfrentados em grandes centros urbanos são: o despreparo governamental/ municipal, omissão de interesse público e a ausência de planejamento das cidades.

De início, podemos destacar o quanto os governos são despreocupados com assuntos relacionados a meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento urbano. Não existe uma linha lógica entre planejamento e continuidade entre os mandatos, e mesmo assim, não há garantia de que as obras serão concluídas ou de que a verba destinada ao departamento será utilizada nos interesses urgentes da população.

Em seguida, podemos observar a falta de conhecimento dos cidadãos em assuntos econômicos e sustentáveis, uma vez em que a arquitetura social não é ensinada nas escolas ou noticiada como assunto de extrema relevância, as crianças crescem sem ter a noção básica de espaço público, deveres das autoridades e suas obrigações; crescem e reproduzem o que estão acostumadas, não desenvolvem senso crítico e não são estimuladas a pensar de maneira plural.

Por fim, pela grande maioria das pessoas não compreender importância de um projeto e por não existir comprometimento dos órgãos competentes, as cidades crescem cada vez mais irregulares e desordenada, desiquilibram o meio ambiente e causam a sua degradação. Por meio de um planejamento, pode-se condenar ou salvar seus usuários; em termos econômicos, sustentáveis e emocionais. Consequentemente, podemos concluir que nossos atuais resultados são consequências de péssimas ações e o caminho para a mudança, é justamente o reverso – bons representantes, planejamento, comprometimento, iniciativa e cooperação.

Como já dizia Maria Almeida: ‘’remeto os meus valores, os meus sentidos e a minha essência para uma verdade que nunca será quebrada, toda uma arquitetura emocional a par da minha consciência em grandes porções de coração, responsabilidade e liberdade’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com