TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        contabilidade        

2.2        ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL        

2.2.1        Escrituração manual        

2.2.2        Escrituração Maquinizada        

2.2.3        Escrituração Mecanizada        

2.2.4        Escrituração computadorizada        

2.3.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL        

2.3.4 demonstrações contabeis        

2.3.4.1 BALANÇO PATRIMONIAL        

2.3.4.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO        

2.4 A MISSÃO DA EMPRESA        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

ANEXOS        



  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade vem passando por diversas transformações, sendo inserida dentro do ambiente de sistemas de informações gerenciais das organizações. O papel do controle vem ganhando espaço nas tomadas de decisões empresariais, fornecendo subsídios e segurança para a correta aplicação das informações decisórias. Assim a contabilidade destaca a importância de ser captadora, produtora e fonte de informação.

A contabilidade passa a ser atendida como um componente de gestão, inclusive no ambiente estratégico empresarial. O controle utilizado adequadamente traz maior segurança, redução de riscos na tomada de decisões e melhor desempenho na utilização dos recursos empresariais e do capital investido.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

Após a idade da pedra, verifica-se que o homem começa a ficar preocupado com seus rebanhos, seu crescimento e sua riqueza. Assim começa a observar a variação patrimonial.

Mais recentemente temos a consolidação do método contábil, de forma intimamente ligada ao surgimento do capitalismo, como forma quantitativa de mensurar os acréscimos e decréscimos dos investimentos iniciais, com ou sem fins lucrativos, fazendo o controle, que objetiva fornecer informações de forma estruturada para análise e tomada de decisões.

  1. CONTABILIDADE

É uma ciência que estuda e controla o patrimônio da entidade, mediante o registro, a demonstração, e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com fim de oferecer informações sobre sua composição e variações, bem como o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

A contabilidade tem como objeto o patrimônio.

O seu objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio. Fornecer informações sobre o patrimônio a seus usuários.

  1. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

É a técnica pela qual as ocorrências com efeitos no patrimônio são registradas, esse registro acontece através do método das partidas dobradas, considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.

Durante os anos e devido ao desenvolvimento tecnológico, a escrituração tem passado por diversas formas de fazer, ainda hoje existentes:

  1. Escrituração manual

        Todo o processo de escriturar os fatos contábeis é feito a mão.

  1. Escrituração Maquinizada

        Utiliza máquinas de datilografar normais. Adotam –se, às vezes, formulários próprios, após datilografados com os lançamentos dos fatos contábeis são transferidos por meio de gelatina para os livros próprios.

  1. Escrituração Mecanizada

        Permite a escrituração simultânea do Diário e Razão, em folhas ou fichas, podendo ser transferido por decalque ou colecionado em folhas soltas, sob determinadas condições legais.

  1. Escrituração computadorizada

É a prática comum a utilização da computação eletrônica para escrituração contábil. Apresenta diversas vantagens como: higiene, rapidez, capacidade de processar grandes volumes de informação.


2.3.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

        Contabilidade gerencial é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.

        A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações.

        Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam se: Projeção do fluxo do caixa, análise de indicadores, cálculo do ponto de equilíbrio, determinação de custos padrões, planejamento tributário, elaboração do orçamento e controle orçamentário.

        Para que a contabilidade gerencial funcione, é que esta seja utilizada, conciliada e mantida com respeito ás boas técnicas contábeis.

2.3.4 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS        

        A contabilidade é o grande banco de dados históricos da empresa.

O registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período.

2.3.4.1 BALANÇO PATRIMONIAL

        É um demonstrativo contábil que evidencia de forma qualitativamente e quantitativamente os valores específicos dos bens, direitos e obrigações e a situação liquida da entidade. Portanto, é a posição patrimonial e financeira da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com