TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Empresa Moderna

Por:   •  5/2/2019  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS

THAYSA DA SILVA ABREU

Resumo: A Evolução da Empresa Moderna

São Luís – MA

2018


THAYSA DA SILVA ABREU

Resumo: A Evolução da Empresa Moderna

Atividade desenvolvida na disciplina de férias Finanças das Empresas do curso de Ciências Imobiliárias da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção da nota parcial.

Profª. Rosimary Carneiro Sousa

São Luís – MA

2018


Resumo: A Evolução da Empresa Moderna

        O texto A Evolução da Empresa Moderna compara as empresas de 1840, 1910 e hoje, em termos de infraestrutura e condições de negócios, relacionar princípios, condições e estratégias, que é o que falaremos resumidamente.

Em 1840 o que mais limitava a atividade econômica era a falta de infraestrutura moderna, tudo era organizado de forma informal, não havia profissionais, os empresários dirigiam seus negócios praticamente sozinhos. Já havia tecnologia considerada sofisticada para aquela época, porém a falta de infraestrutura principalmente em comunicação, para se obter informações impediam um avanço nas negociações. Produzia-se em grande volume, porém a distribuição era deficitária.

Já em 1910 as condições mudaram, a infraestrutura se tornou mais eficiente, pois começou a investir em novas tecnologias de produção em massas. E para obter o financeiro obtido pela produção em massa algumas empresas começaram a se reorganizar e se tornaram mais integradas vertical e horizontalmente. Essas novas tecnologias possibilitavam uma boa produção em massa e também a distribuição adequada, coisa que em 1840 não era possível pela falta de infraestrutura, como um sistema ferroviário adequado. Antes havia a predominância de pequenas empresas familiares, com a profissionalização dos empresários, houve o surgimento de estruturas hierárquicas que contribuíram para a organização da empresa e consequente para melhoras dos negócios.

A         empresa moderna hoje nos mostra que cada vez mais está havendo mudanças, mudanças essas que podem ser consideradas rápidas e imprevisíveis. Mudanças principalmente na infraestrutura e nas condições de mercado. Em 1910 as empresas se tornaram mais integradas vertical e horizontalmente, porém atualmente conseguimos observar essa mudança pois as organizações empresariais estão cada vez menores e mais horizontais.

Isso se deve por inúmeros motivos, principalmente pela globalização do mercado que valorizou a rapidez e a flexibilidade ao responder as alterações da demanda do mercado. Os avanços nas tecnologias, especialmente na comunicação e informática possibilitou a coordenação de atividades complexas a grande distância, limitando a necessidade de integração vertical. Usando de estratégias de negócios, com foco nos negócios essenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com