TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 16

 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 Apresentação..........................................................................................................3

2 Introdução...............................................................................................................4

3 Desenvolvimento ................................................................................................... 5

1. A Contabilidade na atualidade e a Indústria        5

1.1.Setor Industrial na atualidade ...............................................................................6

1.2. A Contabilidade como Ferramenta de Geração de Valor para as Indústrias ...... 6

1.3 Demonstrativos contábeis Obrigatórios................................................................ 7

2. Contabilidade de Custos Industriais ............................................................... 10

2.1 Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e Industrial como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidades...................................... 7

2.2 Formação do preço da Venda com base nos custos ........................................... 8

2.3 Formação do preço de Venda com base no mercado ........................................ 9

3. Mercado Financeiro............................................................................................ 9

3.1 O gestor industrial deve analizar a atuação do mercado financeiro no seu negocio? O que exatamente deve ser analizado? ....................................................9

3.2 Como uma Industria pode aplicar os recursos excedentes  (Lucros)? .............. 10

3.3 Exemplos de capital de terceiros comentados ................................................. 10

4. A Importância da Gestão de Custos na Industria ............................................11

4.1 Margem de contribuição e ponto de equilíbrio na Contabilidade.......................11

4.2 Discorra sobre o quanto a Gestão de Custos, quando bem aplicada, pode interferir nas decisões de preço, rentabilidade do produto e gerenciamento de seu custo........................................................................................................................ 13

5. CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


Apresentação

A contabilidade de custos, inserida na administração financeira, vem se evoluindo, tornando-se um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões empresariais.


            2- INTRODUÇÃO

              A contabilidade de custos, até algumas décadas atrás, era um termo relacionado à atividade industrial. Tratava-se normalmente do Custo dos Produtos Acabados, Custo dos Produtos em Elaboração, Custo dos Produtos Produzidos, entre outros. Atualmente, ela vem evoluindo e se modernizando, deixando de ser um mero instrumento auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais em sistemas de custeio ortodoxos, para se tornar um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões empresariais.

A moderna Contabilidade de Custos passa a ser utilizada como instrumento de gestão em outros campos que não o industrial. Atualmente, os seus conceitos estão presentes em empresas de comércio e serviço, bancos, financeiras, escritórios, escolas, entre outros.

O uso de metodologias de custeio de produtos e serviços, como o ABC (Custeio Baseado nas Atividades), custeio direto, dentre outros, vem ajudando a propagar o uso de apropriação dos custos em atividades não industriais, que força uma ampliação do conceito de custos.

  1. Desenvolvimento
  1. A Contabilidade na atualidade e a Indústria

1.1. Setor Industrial na atualidade

             

        A atividade industrial, antes muito concentrada no Sudeste brasileiro, vem sendo mais bem distribuída entre as diversas regiões do país. Atualmente, seguindo uma tendência mundial, o Brasil vem passando por um processo de descentralização industrial, chamada por alguns autores de desindustrialização, que vem ocorrendo intra-regionalmente e também entre as regiões.

        Atualmente a região norte, estado do Pará vem sendo explorado por indústrias no ramo de biocombustível, na produção e exportação e minérios.

        A concentração industrial no nosso País ocorre principalmente na região sudeste, representada pelo o estado de São Paulo por motivos históricos.

        A falta de mão-de-obra qualificada nessas regiões onde as indústrias estão sendo instaladas incorre na imigração de profissionais de outras regiões do País.

     

1.2. A Contabilidade como Ferramenta de Geração de Valor para as Indústrias

 

                      Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, preço de elementos de custos, Equivalentes, Evidenciarem o rateio, Identificar o custo de produtos acabados e semiacabados, perda e classificação de custos indicando como será o saldo de caixa para o período projetado observando sempre as constantes mudanças de tributação e leis de um modo geral. Ressaltamos que, quando falamos num período de quatro a seis meses, significa que, ao final de cada mês, projetam-se novamente os períodos seguintes, de modo que sempre teremos informações para um horizonte de quatro a seis meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com