TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDUSTRIA....................................04

2.1.1 Setor industrial na atualidade

2.1.2 A contabilidade como ferramenta de geração de valor para industrias

2.1.3  Demonstrativos contábeis obrigatório

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS...................................................06

2.2.1 Principais terminologias

2.2.2 Formação do preço de venda com base nos custos

2.2.3 Formação do preço de venda com base no mercado

2.3. MERCADO FINANCEIRO...................................................................................08

2.3.1 O gestor industrial deve analisar a atuação do mercado financeiro no seu negócio? O que exatamente deve ser analisado?.

2.3.2 Como uma indústria pode aplicar os recursos excedentes (lucros)?

2.3.3 Cite dois exemplos de capital de terceiros comentando sobre eles.

2.4 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA...........................09

2.4.1 Escreva sobre a análise da margem de contribuição e ponto de equilíbrio na Contabilidade.

2.4.2 Discorra sobre a Gestão de Custos, quando bem aplicada, pode interferir nas decisões de preço, rentabilidade do produto e gerenciamento de seu custo.

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................11

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho em questão tem o objetivo de demonstrar a real importância de se realizar uma gestão financeira dentro de uma indústria e tendo em consideração que uma boa análise dos custos e uma boa consultoria de profissionais competentes na área de contabilidade de custos e mercado financeiro, faz toda a diferença entre o crescimento e a falência de uma empresa.

Uma análise bem desenvolvida pode ser decisiva para atrair novos investimentos e demonstrar solidez e confiança para uma empresa que necessita de novos parceiros e clientes consolidando uma empresa no mercado.

Um trabalho bem realizado unindo conhecimentos de contabilidade, levando-se em conta a importância da gestão de custos na indústria serão decisivos para o crescimento de uma empresa.

Atualmente, muito tem se falado em análises e demonstrações contábeis na gestão de custos e é o que poderemos expor com mais detalhes a seguir.


  1. DESENVOLVIMENTO.

2.1  A Contabilidade na atualidade e a Indústria

A Contabilidade na atualidade tem sofrido inúmeras modificações, essas ações vêm de encontro com as mudanças que estão sendo praticadas internacionalmente, elas buscam uma melhor demonstração de todos os fatos envolvendo o ramo industrial, assim ela é entendida como um instrumento fundamental para a administração, sendo reconhecida como uma importante ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores industriais e demais usuários.

A contabilidade atual esta em processo de transformação e adequação às novas exigências do setor. Mudando por força da globalização e da tecnologia.

Através de suas informações a contabilidade na atualidade pode contar com um aparato tecnológico, onde a informatização torna as demonstrações e lançamentos contábeis de forma rápida, trazendo um retorno em tempo real aos seus usuários, e desta forma torna-se uma ferramenta eficaz na forma de transmitir as informações necessárias para as decisões necessárias do gestor empresarial.

  1.   Setor Industrial na atualidade.

A Indústria tem buscado meios de controlar melhor suas formas de gerenciamento de custos de produção de bens e serviços, desta forma a preocupação de todo gestor empresarial é controlar toda movimentação necessária para a execução de suas produções. Assim na atualidade as indústrias vêm contando com instrumentos que sejam capazes de dar essas informações em tempo hábil, dando ênfase a Contabilidade Industrial que tem por objetivo envolver a contabilidade de custos que tem como objetivo demonstrar todos os gastos incorridos na produção de bens e produtos industriais.

Portanto a contabilidade de custos tem como base controlar os gastos envolvidos na produção industrial, dando informações necessárias para as tomadas de decisões.

  1. A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústrias.

A contabilidade de custo é uma ferramenta destinada ao departamento de produção de uma indústria. Onde os gastos incorridos na fabricação dos produtos são contabilizados de forma rigorosa. Assim, podemos citar como exemplos de alguns custos, os salários do departamento de produção. Já quanto aos salários do pessoal do departamento de vendas são despesas operacionais. Segundo Santos e Lustosa (1998, p. 4) avaliam:

A distribuição do valor adicionado equivale ao conceito macroeconômico de Renda Nacional. A transformação de recursos intermediários em produtos e serviços finais só é possível pelo emprego dos fatores de produção (trabalho, capital, governo, empresa). Em termos gerais, a remuneração destes fatores (salário, juro, aluguel, imposto e lucro) pelas empresas constitui a renda em poder da sociedade, que retorna às empresas tanto na aquisição de seus produtos e serviços como sob a forma de novos financiamentos, reiniciando o ciclo econômico. (SANTOS; LUSTOSA, 1998p, 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com