TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.998 Palavras (24 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA 4

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS.....................................................9

2.3 MERCADO FINANCEIRO....................................................................................14

2.4 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTO NA INDÚSTRIA.................................17

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................21

REFERÊNCIAS..........................................................................................................22

1 INTRODUÇÃO

Trabalho apresentado para conclusão do 4º semestre do curso de graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR, com título “A importância da contabilidade e do mercado financeiro para gestão industrial”; desenvolvendo habilidades na elaboração de pesquisa e embasamento teórico de conteúdos e conhecimentos, que foram adquiridos no decorrer do curso.

Os temas trabalhados foram:

CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA: - Setor Industrial na atualidade; - Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústrias; - Demonstrações Contábeis Obrigatórias.

CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS: - Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e Industrial; - Formação do preço de venda com base nos custos; - Formação do preço de venda com base no mercado.

MERCADO FINANCEIRO: - Análise do gestor industrial relacionada ao mercado financeiro; - Aplicação de recursos excedentes da indústria.

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA: - Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio; - Aplicação da gestão de custos interferindo em preços, rentabilidade e gerenciamento.

A contabilidade desde o seu surgimento até os dias atuais passou por grandes transformações, hoje ela é uma ferramenta de extrema importância para o bom êxito de um negócio. Neste trabalho, encontra-se o conceito sobre a importância da Contabilidade de custos na Indústria e gerencial para a administração e principalmente, acentuando o papel da informação gerencial contábil, para ajudar nas atividades decisórias e de resolução de problemas.

Com o mercado cada vez mais competitivo, cabe as entidades buscarem alternativas para manterem a atividade e terem um diferencial, e uma das soluções e investir em gestão que abrange várias técnicas como contabilidade financeira, contabilidade de custos, estrutura das demonstrações, analise financeira e de balanços, aplicando técnicas eficientes que contribuirão tomadas de decisões.

2 DESENVOLVIMENTO

O presente texto demonstra a importância da contabilidade para o gerenciamento das empresas e evidencia a contabilidade como meio de informação para processo de tomada de decisões. Também apresenta as demonstrações contábeis e as diversas técnicas para analisá-las e extrair as informações contidas nos relatórios contábeis. O objetivo desse trabalho é mostrar como a contabilidade é importante para gerar informações tributárias e gerenciais que auxilia os administradores nas decisões, no processo de gestão, planejamento, execução e controle.

2.1 CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

2.1.1 Setor Industrial na Atualidade

A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade.

Iudícibus (2000, p. 29) descreve que a contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem pensante. Historiadores remontam os primeiros sinais da existência de contas aproximadamente há 4000 anos a.C. Entretanto, talvez antes disto o homem primitivo, ao inventar o número de instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.

A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização, surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a contabilidade.

A Contabilidade busca continuadamente ser um sistema de informações que atenda as mais variadas necessidades e interesses de seus usuários. Para isso, atualmente ela subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerencial, de custos, social e ambiental. Também atua fortemente na área de controladoria para suprir uma necessidade específica de controle e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios como por grandes corporações mundiais.

Na atualidade a Contabilidade é um dos mais importantes sistemas de informações das empresas. Ela fornece várias informações e dados para as decisões dos sócios proprietários e administradores. Com o surgimento do mercado globalizado que acirrou a concorrência, a informação contábil tornou-se imprescindível e estratégica para a subsistência e criação de vantagem competitiva para possibilitar que as empresas locais competissem com as grandes corporações transnacionais, e para que estas dispusessem das informações necessárias para poder avançar e expandir mundialmente.

As informações oferecidas pela Contabilidade interessam também aos bancos, às financeiras, às empresas fornecedoras e compradoras, bem como ao Governo. A finalidade primordial da contabilidade é atuar como instrumento de administração e suporte ao planejamento da entidade para a identificação e determinação dos objetivos organizacionais, bem como para a análise de alternativas e projeção das ações futuras. Com base nos padrões estabelecidos nos planos operacionais, a contabilidade pode acompanhar o andamento do processo de execução das ações e decisões que envolvem a utilização de recursos econômicos e, finalmente, avaliar e analisar o resultado das decisões tomadas.

Portanto, o modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com