TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  20/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTÁBEIS

EDUARDO AUGUSTO DA SILVA CARLOS

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

[pic 2]

Palmares

2015

EDUARDO AUGUSTO DA SILVA CARLOS

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Nome da Disciplina].

Prof. Fabio Rogerio Proença, Valdeci da Silva Araujo, Regis Garcia, Alcides José da Costa Filho, Alessandra Petrechi de Oliveira, Marcelo Caldeira Viegas.

Palmares

2015

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

INTRODUÇÃO

           A função da contabilidade é gerar insumos para os usuários, que podem ser classificados como: Administradores, representantes de vendas, supervisores de produção. Cada transação econômica envolve um registro, uma classificação, um resumo e analise. A gestão industrial deve se ater aos fatos ocorridos, (que outrora e doravante vão sendo alimentados pelo contador) para criar condições de respostas positivas ao mercado financeiro, que envolve uma gama de circunstancias.

           As pesquisas de mercado que geralmente estão atentas aos riscos que a indústria pode contrair, são projetadas pela equipe que compõem as tomadas de decisões, e que tem em suas mão as planilhas contábeis que vão gerar o melhor rumo a tomar. Em fim, a inserção da indústria no mercado apoia-se nas inovações da contabilidade que através das novas estruturas de produção se projeta no mercado financeiro, para uma boa estabilidade de determinada corporação/industria.    

  1. A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E NA INDÚSTRIA

           Cada Entidade, como: Indústrias, ONGS, pessoas físicas, etc. estão inseridas nos possessos econômicos, a comercialização coexiste por causa de uma ideia, por causa de um sentimento de tentar atender as necessidades dos outros. Na antiguidade o fato de tentar contar os bens que se tinha já era um ato de Contabilidade, onde a única regra era anotar o que se tinha, obtinha, e de certo nodo o que se diminuía.

           Da forma rudimentar de 8.000 a 3.000 a.C. aos dias atuais a Contabilidade passou por muitos processos e regras que foram se untando a sua estrutura ate chegar o que temos hoje. Estruturas complexas de mercado, que se formam a cada surgimento de novas indústrias, só podem ser analisadas por profissionais que do ramo financeiro, como Contador, Administrador, Economista, Atuário entre outros.

Atualmente a contabilidade atende a diversos setores, como: Comercio, Indústria, ONGS, pessoas Físicas. Sabe-se que a complexidade do mercado encontra-se nos processos das Indústrias e Investimentos, e que atendem aos processos Macro e Microeconômicos, o bom controle de uma entidade ocorre quando seu movimento de atividades é bem analisado para produzir lucros.

           Os investimentos de mercado se compõem após analises de risco. A contabilidade atual tenta alcançar seu objeto que é controlar o patrimônio de determinada entidade, balanceando os bens, direitos e obrigações, para as adversidades do dia a dia já que se entende que os patrimônios tanto Industriais e comerciais não são estáticos, modificando-se de acordo com operações diárias de determinada empresa, a dinâmica empresarial só pode ser entendida após estudos de campo, mercado, consumo. A contabilidade poderá após estatísticas de risco  criar rumos de subsídios a administração, para então com segurança darem o passo econômico no rumo certo, chegando assim ao seu objetivo final que é controlar o patrimônio. Costa e Fernandes apud Marion (2003, p.25) “ [...] a função básica do contador é produzir informações uteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões”[1]

  1. SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

           A década de 80 foi a época em que a economia brasileira data com perdida com queda no processo de industrialização, logo após e já em 90 tivemos uma estabilização da economia e os investimentos no país voltaram a crescer, e na atualidade temos um parque industrial muito rico sendo o Brasil considerado entre os países subdesenvolvidos mais industrializados do mundo e chega a ocupar o decimo quinto lugar na escala global.

           A concentração de polos industriais cresceu e se espalhou pelo Sul, Centro- Oeste e nordeste, mais e no Centro- Sul que a industrialização detém 48% , claro que o crescimento para outras regiões ajuda na economia destas regiões e equilibrar a riqueza também. O enorme e variado parque industrial produz: bens de consumo, tecnologia de ponta, automóveis, química, petróleo, minerais, soja, têxtil, vestuário, metalúrgica, mecânica, etc, nas áreas de comercio: serviço público, profissionais liberais, educação, serviços bancários, de comunicação, de transporte e outras estão diretamente ligadas à indústria.

           Na primeira década do século XXI, a privatização de empresas estatais nas áreas de mineração, bancária e de telecomunicações foi uma característica marcante na economia brasileira, o que fora de muita importância para a melhoria dos serviços. a entrada maciça de tecnologia por conta das privatizações são um marco, na economia desta década. A industrialização não ocorre de forma homogênea, além de problemas sociais, costumeiramente relacionados à maneira da industrialização no país, o Brasil tem o terceiro setor mais avançado da América Latina.

  1. A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDUSTRIAS

           Na realidade a Contabilidade é uma ferramenta indispensável para qualquer setor que se envolva com o Capital. Uma indústria para se fundamentar como tal depende dos direcionamentos contábeis mesmo antes dela entrar em determinada região. É prerrogativa que o profissional de Contabilidade lance mão de pesquisas de campo, como: área, localização, os fatores que podem contribuir para a estada da empresa ali e por fim eventuais concorrentes na pesquisa de mercado.

           A equipe que integra esta ferramenta deve ter a compreensão do objeto da empresa para traçarem planos estratégicos que os faça chegar ao objetivo, que é consolidar mais e mais determinada marca no mercado, so o contador pode oferecer subsídios para uma estratégia que haja em conformidade com as normas e consiga gerar o que toda empresa necessita lucro. Os registros Contábeis são de interesse, dos Administradores, aos fornecedores, concorrentes, aos bancos e governo, e todos usam as informações contábeis para projetar uma determinada situação da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (136.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com