TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

  • DIREITO EMPRESARIAL
  • TECNOLOGIAS DE GESTÃO
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

JULIANA DE SOUZA SILVEIRA

RA: 9653536908

TUTORA EAD

MARLEY BUCHARA GOMES CASAGRANDA

TUTOR PRESENCIAL

MURILO REAL HEIDRICH

PELOTAS

SETEMBRO/2014

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------3

PASSO 01-------------------------------------------------------------------------------------------------4

PASSO 02-------------------------------------------------------------------------------------------------6

PASSO 03-------------------------------------------------------------------------------------------------7

PASSO 04-------------------------------------------------------------------------------------------------8

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------------9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------------10

INTRODUÇÃO:

As organizações com o passar dos anos vem passando por transformações, os novos tempos exigem novas atitudes e novas soluções para problemas que, cada vez mais, requerem liderança, competência, inovação, entre outras características que exigem um comprometimento por parte dos gestores envolvidos, buscando o sucesso da empresa.

Este desafio trata de assuntos de extrema importância para o funcionamento de uma indústria, analisando soluções para que haja os melhores resultados nas relações internas e externas. O processo de administração envolve um conjunto de ações a serem analisados bem como meios de produção, projetos, clientes, montagem e dimensionamento, especificação de material, preocupação ambiental, entre outros...

A INOXEL uma indústria metalúrgica que se destaca como uma das mais importantes e respeitadas fabricantes de equipamentos e sistemas produção. Preocupada com a segurança na armazenagem e qualidade dos produtos entregues a seus fornecedores, implantou o "Sistema de Gestão da Qualidade". Esta incorporação se desenvolve eficientemente mediante a inclusão junto ao sistema de gestão geral da empresa, que deve instrumentar-se mediante os meios e estruturas necessárias para que não fique só como uma mera declaração de intenções.

 

PASSO 01:

O que pode ser utilizado na INOXEL?

Na atualidade, é considerada como referencial de excelência em nível internacional aquelas empresas que têm prosperado e alcançado a liderança em suas respectivas áreas de atuação e que são exemplos reconhecidos de atuação em harmonia com o meio ambiente e integração com a sociedade. O desenvolvimento tecnológico, este deve ter sempre um equilíbrio com a natureza, já que as reservas naturais são finitas, e que as soluções devem ocorrer através de processos mais adequados. Para identificar o estágio atual de excelência da sua gestão, é preciso utilizar um modelo de referência, que conduza a organização a um processo de reflexão e melhoria.

Podem ser utilizados varias opções e ferramentas tais como a implantação de selos de qualidade como ISO 9001 porem sendo uma empresa que presta serviços a grandes clientes e para  ampliar novos contratos precisa da implantação do mesmo.  

O principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Os fundamentos da excelência são:

  • Pensamento sistêmico
  • Aprendizado organizacional
  • Cultura de inovação
  • Liderança e constância de propósitos
  • Orientação por processos e informações
  • Visão de futuro
  • Geração de valor
  • Valorização das pessoas
  • Conhecimento sobre o cliente e o mercado
  • Desenvolvimento de parcerias
  • Responsabilidade social

Esses fundamentos da excelência, quando aplicados, trazem melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento da produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva.

O funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão® é explicado pelo conceito do PDCL. O Modelo pode ser entendido segundo esta lógica: o direcionamento da organização, dado pela liderança, ouvindo os Clientes e a Sociedade, é definido por meio das Estratégias e Planos; a sua implementação é realizada por meio das Pessoas, utilizando-se dos Processos existentes na organização; e todo esse ciclo, ao ser executado, deverá conduzir a Resultados, que devem ser analisados e entendidos, gerando Informações e Conhecimento para serem utilizados no processo de tomada de decisão, gerando um novo ciclo de gestão.

 

Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Na INOXEL deve ser utilizada uma busca por melhores alternativas para alcançar os objetivos desejados. Além do conceito de controle, deve haver uma renovação e otimização de seus conceitos incluindo qualidade, inovação e segurança.

Serão aplicados alguns fundamentos de Tecnologia de Gestão tais como: Aprendizado Organizacional e Valorização das Pessoas e da Cultura. A principal forma de utilizar o Modelo de Excelência em Gestão é através da avaliação da gestão da organização. Esta avaliação pode ser interna ou externa, individual (apenas a organização) ou assistida. O MCE disponibiliza para seus associados o Sistema de Auto avaliação da Gestão (SAG) em que auxiliamos nossos parceiros a desenvolverem uma cultura independente de da excelência. Além disso, existem os Cadernos dos Critérios de Excelência, que são poderosas ferramentas para avaliar a aderência de uma organização ao MEG®. Deve haver destaque no quadro de funcionários, onde é de extrema importância aplicar cursos qualificação e treinamento para capacitação e renovação de novas ideias e métodos positivos a ser utilizados no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com