TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Legislação Profissional

Por:   •  3/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual da Paraíba

Centro de Ciências Humanas e Exatas

Curso de Ciências Contábeis

Disciplina: Ética e Legislação Profissional

Professor: Ismael Gomes Barreto

Aluno (A): Alanna Sylmara Costa Cosme

Atividade com base na primeira discussão sobre código de Ética Contábil:

1. Análise dos vídeos postados com resenha sobre os mesmos, fundamentando com material disponibilizado (relacionar aos artigos do código de ética);

O código de ética serve como um manual de instruções ou como um guia prático para o profissional contábil, fazendo bom uso de suas atribuições e de suas normas, o profissional estará dentro do esperado da classe para exercer sua profissão com sabedoria e honra.

Diante o assunto comentando em sala de aula, juntamente com o material disponibilizado, o resumo sobre o código de ética e o livro explicativo com a abordagem sobre a ética na profissão do contador, conceitos e os vídeos postados que resumem de maneira mais simples e breve sobre o assunto e os novos códigos, exemplificando de tal forma que fique mais fácil de ser aprendido. Esses materiais discorrem sobre o novo código de ética da profissão contábil e que esses códigos sofreram alterações desde 01/06/2019, os textos contidos nesses códigos tiveram uma melhora. Começando com o primeiro capítulo sobre deveres, vedações e permissibilidades ficando bem maior do que era no código antigo, hoje o profissional contábil é obrigado a informar os fatos, que deve ser separado ao que é de respeito ao sigilo, o código prevê agora que o profissional sempre deve emitir salvaguardas, ou seja, mecanismos que avalia os riscos do negócio e da sua atividade com o cliente que podem comprometer o exercício da profissão do contador, incluindo a questão da sua ética.

No item retenção de documentos acrescentou a questão dos arquivos digitais, capitulo 5 onde fala sobre a inclusão do conceito de documentos digitais, que são todos os arquivos digitais gerados pelo profissional mas com o resultado de um trabalho, todo esse material é de propriedade do cliente, o profissional retendo determinados documentos por qualquer motivo poderá causar problemas ao mesmo e caso aconteça alguma alteração desses dados gerando ilusão no cliente, essa situação pode ser levada a uma punição, pois esses atos se caracteriza a uma inflação ética do profissional da contabilidade, e ele irá responder por isso.

No capítulo 5 no que diz respeito aos prazos estabelecidos em notificação do conselho federal e regional da contabilidade, o não atendimento das notificações agora passam a ser uma inflação ética, anteriormente a perda do prazo gerava apenas um processo e hoje é mais uma inflação que vai compor esse processo.

O novo código de ética teve uma atenção muito grande com relação a descrição dos honorários, onde está descrito no capítulo 8, 9 e 10 sobre a composição dos honorários. Agora na proposta de serviços o profissional deverá fazer a especificação do seu trabalho detalhadamente.

Com o novo código, onde fala sobre penalidades trouxe 2 situações onde deve ser mais observada pelos conselheiros que julgam os processos. A primeira questão é atenuar a pena, onde atenuar tem o sentido de diminuir, quando se tem alguma comprovação que o profissional esteja correto, ou se o ato foi muito grave e o conselheiro sentir que há uma necessidade de uma punição mais severa ele pode graduar, ou seja aumentar essa pena de acordo com o fato que aconteceu.

Em virtude dos fatos mencionados em relação aos vídeos didáticos que apresenta o tema sobre o novo código de ética profissional do contador, percebe-se que o apresentador consegue explicar de maneira clara, mantendo o foco e exemplificando de forma simples cada situação comentada, fazendo assim uma aprendizagem mais rápida sobre o assunto, como nos materiais textuais onde também traz determinado assunto. Explicar esses novos códigos através desse meio digital é sempre importante, pois mantém pessoas informadas, e principalmente aos que querem atuar na área que estão começando a aprender, essas pessoas que são o foco principal desses materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com