TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.752 Palavras (16 Páginas)  •  2.118 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Para as organizações se tornarem empresas de sucesso, elas precisam ter um controle econômico de como está seu desempenho. Por isso, contar com eficientes gestores financeiros para fornecer e analisar relatórios identificando e resolvendo os problemas da empresa é um dos passos mais importantes para começar a praticar.

Uma boa gestão financeira envolve o processo de analisar, decidir e utilizar de forma adequada os recursos financeiros para assim obter os resultados esperados, fazendo a tomada de decisão correta. Um dos objetivos desse estudo é mostrar a forma mais adequada de se administrar uma empresa para assim ela maximizar os seus resultados finais. Onde o foco desse estudo é também abordar gestão financeira e suas áreas de decisões dentro de uma organização. O conhecimento dessas funções e objetivos que toda empresa estruturada tem é de suma importância, e um bom gestor financeiro precisa estar a tento a tudo isso, pois ele utilizará para a tomada de decisão e como melhor serão utilizados os recursos da empresa.

A seguir, neste estudo serão abordados conceitos e funções de gestão financeira, assim como sobre as outras áreas importantes na administração de uma organização ou empresa, para os objetivos finais serem alcançados.

2 DESENVOLVIMENTO

1-GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.1-É uma área funcional encontrada em qualquer organização bem estruturada, na qual cabe a elas o processo de analises, decisões, atuações, compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejamento e controle das atividades financeiras da empresa relacionadas com os meios financeiros necessários a atividade da organização. Por isso a gestão financeira possui tarefas ligadas a utilizar de forma adequada os recursos financeiros e a sua obtenção visando maximizar os resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais.

Seu objetivo é de crescimento da empresa estabelecido pela organização através do esforço de seus funcionários, pelo grupo como um todo, com um objetivo especifico procura obter resultados melhores aumentando o valor do patrimônio da empresa e consequentemente seus lucros.

A função financeira está presente no dia-a-dia da empresa onde a tomada de decisão está sempre presente e a mais complexa é a decisão de investimento, pois tem que ser sempre lucrativo para cobrir seus gastos com manutenção de sua estrutura produtiva e administrativa. O capital tem que estar disponível para que as áreas da empresa mantenham-se em funcionamento produtivo e tragam lucros para essa organização.

As funções do gestor são em principio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

De uma forma importante podem ser integradas na função financeira as seguintes atividades:

• a determinação das necessidades de recursos financeiros (planejamento das necessidades desses recursos, a inventariação dos recursos disponíveis, a previsão dos recursos libertos e o calculo das necessidades de financiamento externas). Essa atividade é designada por gestão de tesouraria.

• a obtenção de financiamento (escolher o financiamento dependendo se a atividade for corrente ou se for para investimento) da forma mais vantajosa tendo em conta os fins do financiamento, os custos, prazos, condições contratuais, as condições fiscais, o impacto na estrutura financeira da empresa. Essa atividade é designada de analises das fontes de financiamento.

• a aplicação criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria, para se obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de eficiência e de rentabilidade.

• a analise econômica e financeira, incluindo a recolha de informações e o seu estudo de forma a obter respostas precisas de como a estrutura econômica e financeira da empresa está no momento.

• a analise da viabilidade econômica e financeira dos investimentos, de forma a dar suporte às decisões sobre a sua execução ou não execução.

Entre outras funções, existem atividades do meio administrativo que são atividades contabilísticas, a gestão de contas correntes de clientes, fornecedores e outros devedores e credores, a gestão de faturação...

1.2- É um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com