TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.623 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 AMBIENTE EMPRESARIAL........        4

3 CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16



  1. INTRODUÇÃO

                Neste trabalho abordarei as rotinas que uma empresa contábil sobre O departamento pessoal. Abordando as formas de Aviso Prévio seus prazos, rescisões... Abordarei também a constituição de um empresa de prestação de Serviços e quais órgãos competentes que são necessários para inscrever. E também sobre o Estresse num ambiente de trabalho o que ele pode causar e suas consequências.

             


  1.  ROTINAS TRABALHISTA

AMBIENTE EMPRESARIAL

                         Para a dispensa de um funcionário, que se chama dispensa sem justa causa, requer algumas etapas para que o empregador esteja correto com o funcionário e a lei. Pois uma dispensa com justa causa requer outro tipo de documentos e leis. Mas em regra geral a documentação necessária para sem justa ca é:

  • Aviso Prévio: A principio são 30 dias, mas com as novas normas da C.L.T. a cada ano a mais no trabalho será necessário acrescentar três dias até alcançar 3 meses quando não existir mais acréscimos. E se a empresa não quiser que o funcionário cumpra o Aviso trabalhando, ela pagará equivalente a um salario mínimo.
  • Rescisão: Depois de cumprir o aviso prévio, deve-se pagar: o  saldo de salário, férias proporcionais mais  um terço da mesma, 13º salário proporcional, horas extras e, se houver, férias vencidas, mais  um terço desse valor. Quando o aviso prévio for pago, deve ser acrescentado na rescisão mais um salário mínimo. E se houver faltas ou atrasos também serão   descontados na rescisão .Em ambos os casos, paga-se a multa de 40% sobre o FGTS. Estas informações  podemos denominar de proventos.

  • Horas Extras: Deve ser  pagas antes do  funcionário sair da empresa.  São calculadas com o valor regular da hora de trabalho, somada a  50%

  • Prazos: São dois: se cumprido o aviso prévio, a rescisão deverá ser paga no primeiro dia logo após o término do contrato. Se o aviso for indenizado, deve-se pagar até o décimo dia, contado a partir da notificação.
  • FGTS: Se o empregado for demitido sem justa causa automaticamente será liberado o FGTS (FUNDO DE GARANTIA DE TEMPO DE SERVIÇO) e juntamente com o mesmo a multa rescisória que o valor de 40% referente ao saldo do FGTS.
  • SEGURO DESEMPREGO: É um benefício temporário concedida aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Quem tem o direito: trabalhadores formais desempregados que: tenham recebido salário nos últimos 6 meses, tenham sido demitido sem justa causa, tenham trabalhado pelo menos 6 dos últimos 36 meses com Carteira Assinada, não possuam renda própria para o sustento de sua família e que não estejam recebendo nenhum benefício da Previdência Social, exceto abono de permanência em serviço, pensão por morte ou auxílio-acidente. A documentação necessária: Formulário de requerimento do Seguro-Desemprego, 1ª via da Comunicação de Dispensa e 2ª via do Requerimento do Seguro-Desemprego.
  • CARTA DE PREPOSIÇÃO: é quando o funcionário da Empresa e o empregador lhe deixa responsável para assinar pela empresa na homologação,  quando você não é funcionário e sim prestador de serviço, o que se deve levar é uma procuração e esta realmente deve ser assinada e reconhecido firma pelo empregador.Modelo de Carta de Preposição.

[pic 15]

                                 CARTA DE PREPOSTO

                Apresentamos o(a) Sr(a).______________(nome)____________, _(nacionalidade)_, _(estado civil)_, identidade nº _________ expedida pelo _____, CPF nº ______________ , ____(profissão)___, residente na _________ __(endereço)______________________- ____(cidade)____ – RJ, o(a) qual se encontra credenciado(a) para representar a empresa ______________(nome da Empresa)_______________ junto ao Sindicato dos Empregados _________ _____________________________________________________________ na Homologação da rescisão de contrato de Trabalho de _____________(nome do funcionário)__________, portador(a) da CTPS nº ____________.

        Rio de Janeiro, ___ de ____________ de ______.

__________________________________________

__________(EMPRESA)__________

___(Nome do Sócio Administrado

3  AS TENÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO.

                    No ambiente de trabalho existe varias fatores positivos e negativos que podem influenciar o funcionário entre eles existe o Estresse que, segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa de Sérgio Ximenes,  seria “um conjunto de reações do organismo a agressões da natureza física, psíquica especialmente quando continuadas.” O estresse experimentado por pessoas em decorrência do seu trabalho pode aumentar o risco de doenças no coração e até diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com