TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente empresarial

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS        

2.2 AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO        

2.3 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL        

2.4 PROCESSO CONTÁBIL        

2.5 AMBIENTE EMPRESARIAL...................................................................................8

CONCLUSSÃO............................................................................................................9

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO



O Ambiente empresarial diz muito do que somos capazes de realizar. Sua composição determina quão acirrada será a disputa por clientes e principalmente por lucros.
São fatores externos a uma organização que a influenciam e interagem sobre sí; entre eles incluem-se fatores econômicos, políticos, sociólogos e de tecnologia de ponta.
Os fatores internos a uma organização é que constituem seus recursos; entre eles: fatores, financeiros, físicos, humanos e da tecnologia em uso corrente. As organizações existem dentro de muitos ambientes que influenciam seu funcionamento. A administração muitas vezes precisa responder às forças ambientais, que a obrigam a controlar a poluição e também liberar recursos organizacionais para programas de responsabilidade. 

O ambiente empresarial vem passando, nos últimos anos, por um período de consideráveis modificações. Segundo Fiates (1995), a sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade, que hoje é função direta da produtividade e qualidade da empresa. Isto significa dizer que o dinamismo e a crescente competitividade no mundo dos negócios colocam em risco a vida das empresas que não questionarem seus métodos tradicionais de gerenciamento, desenvolvimento de novos produtos e serviços, produção, controle de qualidade.

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS:

OS TIPOS DE AVISO PRÉVIOS SÃO:

  • AVISO TRABALHADO

Quando uma das partes deseja rescindir o contrato de trabalho. O comunicado á parte interessada terá que ser através do AVISO PRÉVIO.

Aviso Prévio trabalhado por parte da empresa: Funcionário com tempo de serviço até 11 meses o aviso será de 30 dias, com a nova Lei do Aviso Trabalhado o funcionário que tiver mais de 1 ano tem direito a mais 03 dias acrescidos, conforme quantidade de anos na empresa.

O Aviso tem redução de jornada de trabalho de 2(duas) horas diárias durante o período de Aviso, ou falta por 7 (sete) dias corridos ao final do Aviso

  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO:

Quando o funcionário comunica a empresa o encerramento do seu contrato, pode ser aviso trabalhado 30 dias pode ser SAÍDA DIRETA, nesse caso a empresa terá o direito de descontar 30 dias nos cálculos rescisórios do funcionário.  

 

  • PRAZOS DE PAGAMENTOS DOS AVISOS:

O Aviso Prévio Trabalhado será pago 1 dia após o vencimento do Aviso.

  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO:

O Aviso Prévio Indenizado será pago 10 dias após o comunicado do Aviso de Dispensa.

PROVENTOS E DESCONTOS:

Proventos são: Salários, Aviso Prévio, 13º Salário, Férias, 1/3 Férias e outros eventos como, por exemplo: Horas Extra Adicional Noturno, Insalubridade, Periculosidade e Triênio conforme o caso de admissão e função de cada funcionário.

Descontos são: Contribuição P        revidenciária, Imposto de Renda, Contribuição Sindical, Faltas e Atrasos, esses são alguns modelos de Descontos que varia de função e salário.

FGTS NA RESCISÃO:

É pago sobre o valor de: Salário, 13º Salário, Aviso Prévio Indenizado e outros eventos de proventos se for o caso 8% (oito por cento), e pago na Guia de GRRF (GUIA DE RECOLHIMENTO RESCISÓRIO DO FGTS).

SEGURO DESEMPREGO E COMUNICACAO DE DISPENSA:

Seguro Desemprego é o formulário fornecido pela empresa quando o funcionário é dispensado com período superior a 6 meses de trabalho, tem direito ao Seguro Desemprego o funcionário que tiver acima de 6 meses de trabalho, ele recebe 3 parcelas mensais, 12 meses recebe 4 parcelas e acima de 24 meses 5 parcelas iguais.

O Comunicado de Dispensa é usado somente no caso experiência do funcionário que varia de 30 dias podendo chagar até 90 dias.

CARTA DE PREPOSICÃO:

 Os proprietário de empresas não tem a necessidade de comparecer pessoalmente à atos na esfera trabalhista, podendo se fazer representar por um empregado que tenha os conhecimentos necessários para tanto.
Para isso o empregador deverá portar uma carta de preposto, no qual o empregador estará lhe delegando poderes para representá-lo naquele ato.

2.2 AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO:

 

Talvez o ambiente do trabalho tenha se modificado e acompanhado o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. No ambiente de trabalho os estímulos estressores são muitos. Podemos experimentar ansiedade significativa (reação de alarme) diante de desentendimentos com colegas, diante da sobrecarga e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial e, dependendo da pessoa, até com o tocar do telefone. A desorganização no ambiente ocupacional põe em risco a ordem e a capacidade de rendimento do trabalhador. Geralmente as condições pioram quando não há clareza nas regras, normas e nas tarefas que deve desempenhar cada um dos trabalhadores, assim como os ambientes insalubres, a falta de ferramentas adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com