TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA COMPANIA TRADICIONAL DE COMÉRCIO

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  16.344 Palavras (66 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 66

UNIFIEO – CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO

                                   CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CLAUDETE BARROS DA SILVA

TÂNIA MANGABA LIRA DEOCLECIO

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA COMPANIA TRADICIONAL DE COMÉRCIO – CiaTC, COMO UMA EMPRESA QUE INVESTE EM TREINAR E DESENVOLVER SEUS COLABORADORES A FIM DE GARANTIR SUA FORÇA COMPETITIVA NA ÁREA GASTRONÔMICA

OSASCO

2014

UNIFIEO – CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO

CLAUDETE BARROS DA SILVA

TÂNIA MANGABA LIRA DEOCLECIO

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA COMPANIA TRADICIONAL DE COMÉRCIO – CiaTC, COMO UMA EMPRESA QUE INVESTE EM TREINAR E DESENVOLVER SEUS COLABORADORES A FIM DE GARANTIR SUA FORÇA COMPETITIVA NA ÁREA GASTRONÔMICA

Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração do Curso de Administração do UNIFIEO – Centro Universitário FIEO, sob orientação do prof. Arismar

OSASCO

2014


FICHA CATALOGRÁFICA

SILVA, Claudete Barros, DEOCLÉCIO, Tânia Mangaba Lira.

Estudo de caso da empresa Compania Tradicional de Comércio – CiaTC, como uma empresa que investe em treinar e desenvolver seus colaboradores a fim de garantir sua força competitiva na área gastronômica. / Claudete Barros da Silva, Tânia Mangaba Lira Deoclécio; orientação Prof. Arismar. Osasco, 2014. 88 f.

Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Administração de Empresas do UNIFIEO –  Centro Universitário FIEO.

1. Treinamento 2. Desenvolvimento

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E RESPEITO AOS DIREITOS AUTORAIS

Declaramos para os devidos fins que a pesquisa foi por nós elaborada e que não há, neste trabalho, cópias de publicações de trechos de títulos de outros autores sem a respectiva citação, nos moldes da NBR 10.520 de agosto/2002.

Claudete Barros da Silva               32.939.621-3          _________________

Tânia Mangada Lira Deoclecio      33.611.872-7          _________________

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus, por nos dar condições físicas e mentais para ter conseguido chegar até aqui.

As nossas mães Maria de Lourdes Barros da Silva e Ângela Maria Mangaba, aos nossos esposos Osmi Nunes da Silva e Cleber Lira Deoclécio e aos nossos filhos Arthur Barros Nunes da Silva e Vinícius Mangaba Lira Deoclécio; por estarem ao nosso lado ajudando nas horas mais difíceis e pela paciência.

Agradecemos ao nosso orientado Arismar, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Considerando este trabalho como resultado de uma caminhada que não começou no UNIFIEO, agradecer pode não ser tarefa fácil, nem justa. Para não correr o risco da injustiça, agradecemos de antemão a todos que de alguma forma passaram pelas nossas vidas e contribuíram para a construção de quem somos hoje.        

FOLHA DE APROVAÇÃO

Claudete Barros da Silva

Tânia Mangaba Lira Deoclécio

Estudo de caso da empresa Compania Tradicional de Comércio – CiaTC, como uma empresa que investe em treinar e desenvolver seus colaboradores a fim de garantir sua força competitiva na área gastronômica

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao UNIFIEO – Centro Universitário FIEO, para obtenção do título de Graduado em Administração de Empresas.

Aprovada em _______ de __________de 20___.

Banca Examinadora

__________________________________________________________

                                     Prof. Dr.

__________________________________________________________

                                          Prof. Ms.

__________________________________________________________

                                          Prof. Esp.

          “Se queres colher em três anos, planta trigo; se queres colher em dez anos, planta uma árvore; mas, se queres colher para sempre, desenvolva o homem.”

                                                                                      Provérbio Chinês

   

RESUMO

No presente estudo busca-se por objetivo geral identificar a necessidade do treinamento e desenvolvimento dos funcionários da empresa CiaTC – Compania Tradicional de Comércio. Os objetivos específicos foram desenvolvidos para um melhor entendimento quanto ao objetivo geral, que são: estudar e compreender a importância do treinamento e desenvolvimento; as dificuldades encontradas de mão-de-obra qualificada; se os treinamentos investidos proporcionam bons resultados na área de entretenimento gastronômico de São Paulo. Os dados foram tratados de maneira  quantitativa, através do método estudo de caso. A coleta dos dados foi realizado através de questionário com perguntas fechadas, aplicadas aos funcionários da empresa em estudo. Os resultados mostram que se faz necessário o treinamento e desenvolvimento para esta área, por serem contratadas pessoas simples, a maioria nordestina, com pouco grau de instrução e que buscam crescer profissionalmente na cidade grande de São Paulo.

Palavras-chave: Treinamento. Desenvolvimento. Funcionários.

ABSTRACT

The present study seeks to identify the general objective need for training and development of company employees CiaTC - Traditional Compania de Commerce . The specific objectives were developed for a better understanding on the overall goal , which is to study and understand the importance of training and development ; the difficulties of skilled labor ; if the training invested give good results in the field of culinary entertainment Sao Paulo . Data were analyzed quantitatively , through the case study method . Data collection was conducted through a questionnaire with closed questions applied to employees of the company under study . The results show that it is necessary training and development for this area , being contracted by simple people , the northeastern most , with little schooling, and who seek to grow professionally in the big city of São Paulo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (113.4 Kb)   pdf (516.1 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 65 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com